Ex-presidente será submetido a novo bloqueio do nervo frênico para controlar crises de soluço

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido nesta segunda-feira, 29, a novo procedimento médico. A equipe vai fazer o bloqueio anestésico do nervo frênico esquerdo. O horário da intervenção ainda não foi divulgado. O objetivo é conter os espasmos do diafragma e solucionar o quadro que não respondeu a medicamentos.
Bolsonaro está internado no hospital Star DF em Brasília desde a última quarta-feira, 24. Na quinta-feira 25, foi submetido a uma cirurgia para hérnia inguinal. No sábado 27, recebeu bloqueio anestésico no nervo frênico direito. O procedimento, de caráter pouco invasivo e temporário, foi realizado inicialmente em um lado para monitorar a resposta do paciente.
Quadro clínico e resposta aos procedimentos
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, 28, o bloqueio aplicado no sábado 27, não surtiu o efeito esperado: Bolsonaro voltou a apresentar soluços e teve elevação da pressão arterial.
“Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento encontra-se estável e sem soluços. Para amanhã (29), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados. O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”, informa o boletim.
Filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro comentou o quadro de saúde do pai. “Hoje, infelizmente, seu estado clínico se agravou com a volta da pressão arterial elevada devido a exaustão do quadro de soluço.”

Post de Carlos Bolsonaro | Foto: Reprodução/X
Os médicos ressaltaram que a sequência das intervenções não altera a previsão de internação, estimada em sete dias. A cirurgia para correção da hérnia inguinal bilateral foi bem-sucedida e não houve complicações, segundo a equipe responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.