Divulgado nesta segunda-feira, 29, levantamento do Paraná Pesquisas mostra o grau de insatisfação com a gestão petista em seis diferentes segmentos da sociedade brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva: desaprovação está em alta, indica Paraná Pesquisas | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta segunda-feira, 29, vai além de mostrar que, no geral, a desaprovação do governo Lula segue a superar a aprovação. O material apresenta indicadores em seis segmentos: gênero, faixa etária, escolaridade, nível econômico, religião e região.Gênero
Conforme o Paraná Pesquisas, 54,8% dos homens rejeitam a gestão petista. Por outro lado, a aprovação do presidente é de 49,3% entre as mulheres.
Receba nossas atualizações
Na parte de idade, apenas os extremos (jovens de 16 a 24 anos e pessoas acima de 60 anos) dão aprovação maior que a reprovação ao presidente Luiz Inácio Lula. Nas outras três faixas etárias, a rejeição supera os 50%.
De acordo com o levantamento, quanto maior o grau de instrução, maior é a desaprovação do governo Lula. No grupo ensino fundamental, a aprovação do petista é de 54,4%. Já na parte de quem tem ensino superior, a aprovação cai para 37%.Nível econômico
A equipe do Paraná Pesquisas dividiu os entrevistados entre população economicamente ativa e população não economicamente ativa. No primeiro grupo, a rejeição ao atual governo federal é de 53,1%. Já os não economicamente ativos mais aprovam (49,3%) do que desaprovam (47%) a administração lulista.

Maioria dos brasileiros com ensino superior desaprova o governo Lula | Gráfico: Divulgação/Paraná Pesquisas
Fé e localidade
Religião
Em termos religiosos, há divisão entre os brasileiros. Isso porque 51,1% dos católicos aprovam o governo Lula. Por outro lado, 63,1% dos evangélicos desaprovam.
Região
Há, por fim, dados referentes às regiões geográficas do país. Nesse sentido, o Nordeste é o único lugar do país onde a aprovação supera a desaprovação do governo Lula: 58% a 38,1%. Nas demais áreas, a rejeição ao petista passa dos 50%.
Rejeição ao governo Lula passa dos 60% entre os evangélicos | Gráfico: Divulgação/Paraná PesquisasDados da pesquisa sobre a desaprovação do governo Lula
A fim de mensurar o grau de aprovação do governo Lula, o Paraná Pesquisas entrevistou 2.038 eleitores em potencial. O trabalho nesse sentido ocorreu de 18 a 22 de dezembro. A saber, as entrevistas ocorreram no Distrito Federal e em 162 municípios espalhados pelos 26 Estados do Brasil.
A margem de erro do levantamento é, conforme o instituto, de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Além disso, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.
“As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública”, afirma a empresa responsável pelo levantamento referente à desaprovação do governo Lula. “No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.