Segundo o ONS, cerca de 10 mil megawatts de carga deixaram de ser fornecidos
Erich Mafra

O ONS detalhou que o fogo causou o desligamento completo da subestação de 500 kilovolts | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Uma falha no fornecimento de energia elétrica atingiu todas as regiões do país na madrugada desta terça-feira, 14. A falha ocorreu por conta de um incêndio registrado em um reator da Subestação de Bateias, localizado no Paraná. O apagão levou à interrupção de cerca de 10 mil megawatts no Sistema Interligado Nacional, conforme informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O ONS detalhou que o fogo causou o desligamento completo da subestação de 500 kilovolts, interrompendo a conexão elétrica entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do ocorrido, a Região Sul exportava cerca de 5 mil megawatts para o Sudeste/Centro-Oeste, segundo o órgão.
Consequências do apagão
As consequências do apagão afetaram de forma variada cada região: O Sul perdeu aproximadamente 1,6 mil megawatts, o Nordeste ficou sem 1,9 mil megawatts, o Norte teve perda de 1,6 mil megawatts e o Sudeste sofreu interrupção de 4,8 mil megawatts de carga.
“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, explicou o ONS em nota oficial. O processo de recomposição das cargas ocorreu rapidamente, e em até uma hora e meia, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste já estavam com energia restabelecida. O Sul, por sua vez, teve o fornecimento normalizado em cerca de duas horas e meia.
Companhias elétricas estimam alcance da pane
No Rio de Janeiro, por exemplo, a companhia elétrica Light afirmou que cerca de 450 mil clientes foram afetados. Para conter a pane, ela acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga. Em cerca de 30 minutos, a luz havia voltado em regiões da zona norte, zona oeste e da Baixada.
Já em São Paulo, a Enel estima que o apagão atingiu 930 mil clientes. Nas redes sociais, pessoas também relataram a falta de luz em estados como Pernambuco, Bahia, Minas Ferais, Santa Catarina, Goiás etc.
ONS investigará as causas
O ONS comunicou ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos no incidente está agendada para esta terça-feira, 14. Outra reunião preliminar sobre a análise da perturbação do sistema está marcada até a próxima sexta-feira, 17.
Confira a nota do Operador na íntegra:
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC- Esquema Regional de Alívio de Carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.
Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação – RAP até sexta-feira, 17/10.“
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.