RADIO WEB JUAZEIRO : Revista The Economist critica Alexandre de Moraes, no caso que envolve Elon Musk e Twitter/X



terça-feira, 16 de abril de 2024

Revista The Economist critica Alexandre de Moraes, no caso que envolve Elon Musk e Twitter/X

Veículo de imprensa britânico afirmou que o STF tem 'autoridade imensa sobre a vida dos brasileiros'

THIAGO VIEIRA
Elon Musk tem marcado o ministro Alexandre de Moraes em publicações no Twitter/X | Foto: Steve Jurvetson/Wikimedia/Jane de Araújo/Agência Senado/Montagem/Thiago Vieira/Revista Oeste

A revista britânica The Economist criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no caso que envolve o dono do Twitter/X, Elon Musk. No título da reportagem, publicada neste domingo, 14, o periódico refere-se à Corte como “poderosa”.

No início do texto, The Economist relembra o início do imbróglio. Caso a medida não fosse seguida, a rede social teria de pagar multas pesadas.

“Alexandre de Moraes abriu então um inquérito contra Elon Musk por obstrução à Justiça”, informa a revista. “Isso levou Musk a criticar que a censura no Brasil é pior do que em ‘qualquer país do mundo onde esta plataforma opera’ e a chamar Moraes de ‘ditador’, que deveria sofrer impeachment e ser levado ‘a julgamento pelos seus crimes’.”

Em sua crítica, a revista afirma que, apesar de considerar toda a polêmica “exagerada”, a situação revela duas questões. “Um deles é o poder da Suprema Corte do Brasil, que goza de autoridade imensa sobre a vida dos brasileiros”, escreve. “O outro é o debate em torno da regulamentação das redes sociais sem ferir a liberdade de expressão, no qual o Brasil é um importante campo de batalha.”

The Economist lembrou decisões de Alexandre de Moraes
Reportagem do The Economist: Elon Musk está em conflito com o poderoso Supremo Tribunal do Brasil | Foto: Reprodução/The Economist

A revista ainda lembra a decisão de Moraes que ordenou a prisão do deputado federal Daniel Silveira por um “discurso carregado de palavrões contra os membros do tribunal”. O periódico ainda destaca que é “quase impossível recorrer contra essas decisões”.

The Economist citou também a decisão de Alexandre de Moraes de autorizar busca e apreensão em casas de oito empresários, assim como o congelamento de suas contas bancárias e a suspensão de suas redes sociais.

O periódico entrevistou o advogado criminalista Davi Tangerino. O especialista disse que um “inquérito interminável e sem âmbito definido” não é compatível com o Estado de Direito.

The Economist ainda afirmou que os críticos de Alexandre de Moraes argumentam que as táticas são pesadas e carecem de transparência. A revista ouviu o filósofo e professor Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo (USP), que concordou com as críticas.

“Não está claro quantas contas foram suspensas”, afirmou o docente, ao The Economist. “Por que e por quanto tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE