RADIO WEB JUAZEIRO : Venezuela declara emergência depois de terremotos; Norte do Brasil sente tremores



quinta-feira, 25 de junho de 2026

Venezuela declara emergência depois de terremotos; Norte do Brasil sente tremores

Reflexos foram registrados em 4 Estados brasileiros, sem relatos de vítimas

Mateus Conte

Delcy Rodríguez, então vice da ditadura comandada por Nicolás Maduro, assumiu o cargo de presidente da Venezuela | Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Os terremotos que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira, 24, levaram a presidente interina, Delcy Rodríguez, a decretar estado de emergência no país. Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com intervalo de cerca de 40 segundos e causaram desabamentos de edifícios em Caracas, além de danos no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, que foi fechado.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, há probabilidade de elevado número de vítimas e danos extensos, embora, até o momento, as autoridades venezuelanas ainda não tenham divulgado balanços oficiais de mortos ou feridos.

Segundo o Ministério da Comunicação e Informação da Venezuela, forças de segurança foram mobilizadas em todo o país, porque muitas edificações apresentam risco de desabamento. O governo também autorizou o corte preventivo do fornecimento de gás em alguns prédios enquanto equipes avaliam possíveis danos estruturais.

Quando os terremotos atingiram a Venezuela, muitos moradores estavam em casa por causa do feriado nacional que celebra a Batalha de Carabobo, marco da independência do país. No oeste de Caracas, a publicitária Astrid Ramirez, de 41 anos, relatou à agência de notícias Reuters momentos de tensão. “Assim que começou, começamos a ouvir pessoas gritando”, disse. “Todos estavam descendo as escadas correndo.”

Terremotos na Venezuela foram sentidos no Brasil

Os efeitos dos tremores também foram percebidos no Brasil. Conforme o jornal Folha de S.Paulo, moradores relataram abalos nos Estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Prédios foram evacuados em Belém e Macapá, mas as Defesas Civis estaduais informaram que não havia registros de feridos nem danos estruturais.

Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, é relativamente comum que terremotos dessa magnitude sejam sentidos a grandes distâncias do epicentro. O sismólogo Bruno Collaço afirmou à Folha que, apesar do susto, não há expectativa de danos às cidades brasileiras localizadas nessa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE