RADIO WEB JUAZEIRO : Rússia e Ucrânia retomam negociações depois de ataque russo



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Rússia e Ucrânia retomam negociações depois de ataque russo

As conversas em Genebra têm foco em questões centrais, como território e garantias de segurança

Eugenio Goussinsky

Volodymyr Zelensky enviou representante a Genebra | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Rússia e Ucrânia iniciaram, nesta terça-feira, 17, uma nova rodada de negociações de paz em Genebra, Suíça, mediada pelos Estados Unidos (EUA), uma semana antes do aniversário de quatro anos da invasão russa da Ucrânia. As conversas têm foco em questões centrais, como território e garantias de segurança. As expectativas de avanços ainda são consideradas baixas.

Um dos motivos é que os combates prosseguem. O encontro ocorreu mesmo depois de um grande ataque russo. Segundo a Ucrânia, “a Rússia lançou dezenas de mísseis e centenas de drones contra a infraestrutura ucraniana, causando mortes, feridos e apagões em várias regiões”, relata a Euronews.

Foram contabilizados 396 drones e 29 mísseis lançados na noite anterior ao início das negociações. O governo ucraniano afirmou que o ataque demonstra “desprezo pelos esforços de paz”.

Presidente da Ucrânia critica ataque da Rússia

Mas mesmo com a intensificação dos combates, a diplomacia continua ativa. No entanto, a Ucrânia se mantém cética. Antes do início da rodada, o presidente Volodymyr Zelensky, que assim como o presidente russo, Vladimir Putin, enviou representantes, anunciou que relatórios de inteligência informavam sobre a preparação de novos ataques russos contra a infraestrutura energética ucraniana. Esta situação, segundo ele, dificulta ainda mais a perspectiva de um acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE