RADIO WEB JUAZEIRO : USP estima 18 mil pessoas em ato de Nikolas em Brasília



segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

USP estima 18 mil pessoas em ato de Nikolas em Brasília

Número representa menos de um quinto do calculado pelo DF

Mateus Conte

USP calcula pico de 20 mil participantes no ato | Foto: Monitor do Debate Político/Divulgação

Um levantamento elaborado pelo Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common, estimou em cerca de 18 mil pessoas o público presente na manifestação “Acorda, Brasil”, realizada em Brasília neste domingo, 25. O ato foi organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e marcou o encerramento de uma caminhada que pedia liberdade e justiça ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

De acordo com a organização, o cálculo considera uma margem de erro de 12%. Com isso, o público presente no momento de pico é estimado entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes. O documento afirma que “a contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial”.

Receba nossas atualizações

O levantamento informa que foram analisadas imagens aéreas obtidas em dois horários distintos, às 10h45 e às 15h15, em um total de 24 fotografias. Para a estimativa final, foram selecionadas sete imagens registradas às 15h15, descritas como “momento de pico da aglomeração”. Segundo o texto, “as imagens cobriam toda a extensão da manifestação, sem sobreposição”.

Para o cálculo da multidão, foi utilizado um método desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China. O procedimento consiste em um drone registrar imagens aéreas da manifestação, que são processadas pelo sistema para identificar e marcar automaticamente as cabeças das pessoas. O texto afirma que, “usando inteligência artificial, o sistema localiza cada indivíduo e conta quantos pontos aparecem na imagem”, o que permite “uma contagem precisa, mesmo em áreas densas”.

SSP diverge de estimativa da USP

A estimativa apresentada pela USP difere de números apurados por Oeste com fontes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal. Segundo o órgão, a manifestação “Acorda, Brasil” teria reunido entre 50 mil e 100 mil pessoas ao longo de aproximadamente quatro horas de duração.

Fontes da SSP relataram que a chuva intensa durante o evento dificultou uma contagem mais precisa. De acordo com essas informações, fatores como o uso de guarda-chuvas e a presença de pessoas acompanhando o ato de dentro de veículos, em razão da falta de estacionamento, contribuíram para uma estimativa mais ampla de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE