RADIO WEB JUAZEIRO : Filipe Martins sofreu pressão para delatar, revela advogado



sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Filipe Martins sofreu pressão para delatar, revela advogado

Em entrevista ao programa Arena Oeste, Jeffrey Chiquini destacou a situação enfrentada pelo ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República

Anderson Scardoelli
O advogado Jeffrey Chiquini, em registro durante a entrevista ao programa Arena Oeste | Foto: Reprodução/YouTube/Revista Oeste

O advogado Jeffrey Chiquini revelou que Filipe Martins, assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, sofreu pressão para firmar acordo de delação premiada. A revelação ocorreu na edição desta quinta-feira, 22, do programa Arena Oeste.

“Quando ele [Martins] estava preso na solitária, chegou uma decisão do juiz relator para que ele abrisse mão dos sigilos, inclusive dos sigilos internacionais, e ele não abriu mão”, disse Chiquini, ao iniciar a resposta à pergunta feita pelo jornalista Thiago Vieira, produtor do Faroeste à Brasileira, se o cliente dele havia sofrido pressão para delatar.

Na visão de Chiquini, esse tipo de oferta, que ressalta ter sido rejeitada por Martins, indicaria pressão não só para tirar o ex-assessor da Presidência da solitária, mas para, eventualmente, firmar acordo de colaboração premiada.

O juiz relator do caso que envolve Filipe Martins no Supremo Tribunal Federal (STF) é o ministro Alexandre de Moraes. À frente da relatoria, o magistrado determinou a prisão do ex-assessor da Presidência em fevereiro de 2024, sob a justificativa de ele ter viajado para os Estados Unidos para escapar de eventuais decisões da Justiça brasileira. Martins, que comprovou não ter viajado para os EUA, deixou a prisão em agosto do mesmo ano.

O ex-assessor do governo Bolsonaro Filipe Martins e seu advogado Jeffrey Chiquini, durante julgamento na 1ª Turma do STF – 9/12/2025 | Foto: Rosinei Coutinho/STF

Fora do cárcere, Martins teve de cumprir série de medidas cautelares, como, por exemplo, não usar as redes sociais. Entretanto, ele voltou a ser preso em 2 de janeiro deste ano, novamente a mando de Moraes, por, supostamente, ter acessado a sua conta no LinkedIn. A defesa dele mostrou, inclusive com relatório da Microsoft, que o último acesso ao perfil dele ocorreu em 2024.

Arena Oeste com Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins

Tendo Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins, como entrevistado, o Arena Oeste desta semana contou com quatro entrevistadores que integram o time da Revista Oeste: a colunista e apresentadora do De Leste a Oeste, Ana Paula Henkel; o comentarista do Oeste Sem Filtro e do Faroeste à Brasileira, André Marsiglia; o editor-chefe do site de Oeste, Edilson Salgueiro; e o já mencionado produtor Thiago Vieira. A apresentação, como de costume, ficou sob responsabilidade de Gustavo Segré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE