A ordem de transferência é do ministro do STF Alexandre de Moraes
Loriane Comeli
O deputado estadual pelo Rio de Janeiro TH Joias (MDB) está preso desde setembro | Foto: Thiago Lontra/AlerjO ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, foi transferido na noite desta terça-feira, 16, para a Penitenciária Federal de Brasília (PFBRA). A ordem de transferência é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-deputado estava preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, desde a Operação Zargun, em setembro. Na noite desta terça-feira, ele foi levado em um carro da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) até a Base Aérea do Galeão, de onde seguiu para Brasília em um avião da Polícia Federal.
Suspeito de negociar armas para o Comando Vermelho, TH Joias, foi preso em setembro na Operação Zargun por tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro. Ele tinha assumido o mandato em junho, mas, depois da prisão, deixou de ser deputado.
Nesta terça, outra operação, a Unha e Carne 2, levou à prisão o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Ele é investigado por vazar informações da Operação Zargun. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos por Moraes.

Penitenciária Federal de Brasília, para a qual foi transferido TH Joias | Foto: Reprodução/SNPP
TH Joias e outros investigados
Dados da investigação revelam que o desembargador contribuiu para vazar a operação contra TH Joias. Macário teria repassado informações ao então presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), que avisou TH Joias.
O magistrado estava em um restaurante com Bacellar quando a ligação foi feita. Bacellar foi preso na primeira fase Unha e Carne, mas já está em liberdade, concedida por Moraes.
A defesa do desembargador afirma que seu cliente não vazou informações e que o ministro Alexandre de Moraes foi induzido a erro ao determinar a prisão. Já a defesa do ex-deputado TH Joias não se manifestou sobre a nova prisão no caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.