RADIO WEB JUAZEIRO : Sob novo governo, Bolívia retoma relações com Israel



quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Sob novo governo, Bolívia retoma relações com Israel

Rodrigo Paz foi eleito com discurso alinhado à direita

Mateus Conte
Representantes de Israel e Bolívia assinam retomada de relações diplomáticas | Foto: Shmulik Almani/Governo de Israel

A Bolívia e Israel retomaram relações diplomáticas depois de dois anos de ruptura formal. O anúncio ocorreu em dois momentos: primeiro, pelo lado boliviano, em novembro; depois, pelo lado israelense, que confirmou a normalização dos laços nesta quarta-feira, 10. O movimento faz parte da nova política externa do presidente boliviano Rodrigo Paz, que assumiu o cargo com a diretriz de “Bolívia no mundo e o mundo na Bolívia”.

Segundo publicação oficial do Estado de Israel, o diretor-geral do Ministério de Relações Exteriores, Eden Bar Tal, afirmou que o restabelecimento das relações representa “uma emocionante nova era para Bolívia, para as relações entre Israel e Bolívia e para o mundo livre”. Bar Tal esteve presente na posse de Paz e conduziu reuniões diplomáticas no país.

No mesmo pacote de mudanças, o governo boliviano anunciou a reposição de embaixadores nos Estados Unidos, relação limitada a encarregados desde 2008, e um acordo para organizar um encontro presidencial e um gabinete binacional com o Peru.

Reaproximação foi anunciada pela Bolívia | Foto: Governo de Israel/Divulgação
Israel formaliza retomada das relações com a Bolívia durante evento em Washington

A confirmação por parte de Israel ocorreu em Washington, onde Sa’ar e o chanceler boliviano Fernando Aramayo assinaram um comunicado conjunto que reabre oficialmente os canais diplomáticos, encerrados formalmente desde 2023.

Em seu discurso, Sa’ar declarou que fora encerrado “o longo e desnecessário capítulo de separação entre nossas duas nações”. Ele afirmou ainda ter tido “uma reunião calorosa e emocionante” com Aramayo e destacou que Israel vê a retomada como um marco.

O ministro afirmou que a vitória de Paz foi determinante para a reaproximação. “Falei com o presidente Paz no dia seguinte à sua vitória nas eleições em outubro e transmiti o desejo de Israel de abrir um novo capítulo e restaurar totalmente as relações”, disse Sa’ar. Ele lembrou que Israel enviou seu diretor-geral à posse e que o ato desta semana “leva isso um passo adiante”.

O documento assinado estabelece “um marco claro” para os novos laços. Segundo Sa’ar, ambos os países “concordaram em restabelecer relações diplomáticas plenas e nomear embaixadores de maneira oportuna”. O comunicado também inclui convites mútuos para visitas de representantes de governo e do setor privado e prevê “diálogo contínuo sobre temas bilaterais, regionais e multilaterais”.

O chanceler israelense afirmou que Israel quer colaborar com o novo governo boliviano em áreas como agricultura, por meio da agência Mashav, além de segurança, saúde, inovação, gestão hídrica e no combate ao crime organizado e ao narcotráfico. Ele destacou ainda que a decisão da Bolívia de retirar a exigência de visto para turistas israelenses deve facilitar viagens e fortalecer o “elo humano entre nossos povos”.

Sa’ar relembrou momentos históricos da relação bilateral e citou a abertura da Bolívia a refugiados judeus durante a Segunda Guerra Mundial, bem como o apoio boliviano ao estabelecimento do Estado de Israel na votação das Nações Unidas de 1947. Para ele, a renovação dos vínculos representa um “passo bem-vindo”.

O ministro afirmou que fortalecer laços com países latino-americanos será uma prioridade da política externa israelense em 2026. “Acabo de visitar Argentina e Paraguai, e pretendo retornar à América Latina muito em breve”, afirmou. “Renovar e reconstruir nossas relações com a Bolívia é uma pedra angular dessa política.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE