RADIO WEB JUAZEIRO : EUA cortam juros pela terceira vez no ano



quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

EUA cortam juros pela terceira vez no ano

Em situação oposta à do Brasil, governo Trump reduz o custo do dinheiro; taxa atinge o menor nível desde setembro de 2022

Fábio Bouéri

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell: redução com cautela | Foto: Reprodução/X

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, reduziu nesta quarta-feira, 10, a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual. O índice fica no intervalo de 3,5% a 3,75% ao ano.

É o menor nível desde setembro de 2022. A decisão converge com as expectativas do mercado. Do mesmo modo, marca o terceiro corte consecutivo em 2025.

Juros: novo corte em 2026

Na reunião anterior, em 29 de outubro, o Fed reduziu os juros na mesma proporção. Além da decisão desta quarta, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) divulgou suas projeções para 2026. Elas indicam apenas um corte nas taxas no próximo ano. A sinalização de prudência partiu de forma reiterada pelo presidente da instituição, Jerome Powell.

O posicionamento frustrou, de certa forma, investidores que aguardavam por uma orientação mais explícita no sentido de uma trajetória de queda mais acelerada. A política monetária dos Estados Unidos influencia diretamente países emergentes, incluindo o Brasil. Em geral, cortes nos juros norte-americanos reduzem a pressão sobre a taxa básica brasileira e tendem a favorecer o real diante do dólar.

O movimento ocorre em meio ao enfraquecimento do mercado de trabalho dos EUA. O Fomc destacou que a criação de empregos diminuiu ao longo do ano. Assim, a taxa de desemprego registrou leve alta. A paralisação de 43 dias do governo federal — o maior shutdown da história — atrasou a divulgação de dados do setor.

As informações mais recentes, contudo, confirmam a desaceleração. A inflação permanece “ligeiramente elevada”, segundo o colegiado. Atualmente está em 3%, acima da meta de 2% estabelecida pelo Fed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE