Barcos pertenciam a traficantes de drogas que atuam na região, segundo o governo norte-americano
Loriane Comeli

Embarcação no Pacífico Oriental, logo depois de ataque dos EUA | Foto: Reprodução/X/@Southcom
O governo dos Estados Unidos fez mais um ataque contra embarcações ligadas ao tráfico internacional de drogas, de acordo com o Comando Militar Sul dos EUA. Dois barcos foram alvos da ação no Pacífico Oriental nesta quinta-feira, 18. Cinco pessoas morreram.
“Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidas em operações de narcotráfico”, informa um comunicado do Comando Sul. “Um total de cinco narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante essas ações – três na primeira embarcação e dois na segunda.”
O Comando Sul acrescentou que nenhum militar americano ficou ferido na ação, que faz parte da Operação Lança do Sul, cujo objetivo, segundo o governo Trump, é conter o tráfico de drogas na região.
A operação militar no Pacífico Oriental e costa da Venezuela
Os Estados Unidos intensificaram suas ações militares na América do Sul nos últimos meses, com foco na Venezuela. O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, é acusado de chefiar uma organização criminosa, o Cartel de los Soles, que enviaria drogas aos EUA e sustentaria a ditadura.
O governo deslocou milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, e Trump ordenou na última terça-feira, 16, um “bloqueio total e completo” de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.
Na quarta-feira 17, o ditador acusou os EUA de buscarem uma mudança de regime, além da apropriação do território e dos recursos da Venezuela. “É simplesmente uma farsa belicista e colonialista, e já dissemos isso muitas vezes, e agora todos veem a verdade. A verdade foi revelada”, disse Maduro em Caracas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.