Mais de 80% discordam da frase de Lula, de que 'os traficantes são vítimas dos usuários também'
Yasmin Alencar

Carro incendiado em área que se assemelha a uma zona de guerra no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/X
O apoio da população brasileira à megaoperação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, foi confirmado pela pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12. De acordo com o estudo, 67% dos entrevistados aprovam a ação realizada no dia 28 de outubro.
Pesquisa da Genial/Quaest | Foto: DivulgaçãoO grau de conhecimento do caso é elevado: 97% afirmaram estar informados sobre a operação, que ocorreu na zona norte da capital fluminense. Entre os participantes consultados, 67% se disseram favoráveis à iniciativa das forças de segurança, enquanto 33% se posicionaram contra.
A pesquisa avaliou a opinião de 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em 120 cidades do país, entre os dias 6 e 9 de novembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%.
Ainda que o método de combate ao crime organizado tenha apoio majoritário, 55% dos entrevistados não desejam que estratégias semelhantes sejam adotadas no Estado onde vivem. No recorte regional, paulistas, mineiros e capixabas lideram a rejeição: no Sudeste, 58% não aprovam operações do mesmo tipo.
Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados consideram a violência o principal problema do país atualmente. Esse porcentual representa um aumento de oito pontos em relação à pesquisa anterior, realizada em outubro. O índice não era tão alto desde outubro de 2024.
“Traficantes são vítimas dos usuários também”
A pesquisa também perguntou sobre a frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dita na Ásia há duas semanas. O petista, ao comentar a ação dos EUA contra o narcoterrorismo no Caribe, afirmou que é preciso cautela porque os “traficantes são vítimas dos usuários também“.
Para 51% dos brasileiros, esta foi uma “opinião sincera” de Lula, e apenas 39% acham que foi “mal entendido”. Quando a pesquisa foi feita no Estado do Rio de Janeiro, esses índices eram de 60% e 33%, respectivamente.

Pesquisa sobre criminalidade e o governo Lula – 12/11/2025 | Foto: Reprodução/Genial/Quaest
Entretanto, 81% dos entrevistados discordam da frase de Lula. No RJ, o porcentual foi de 85% de discordância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.