Aeronave se desintegrou durante voo; acidente pode ter matado 20 militares, dizem autoridades
Fábio Bouéri

Parte dos destroços do avião turco que caiu em região montanhosa | Foto: Reprodução/Twitter/X
Um avião C-130E Hercules da Força Aérea da Turquia caiu nesta terça-feira, 11, em uma área montanhosa na região de fronteira entre Geórgia e Azerbaijão. O acidente ocorreu logo depois de a aeronave decolar do Aeroporto Internacional de Ganja. O veículo de carga, sob a identificação TUAF543 e registro 68-01609, partiu às 10h19 (horário local, 16h10 em Brasília) em missão militar. O Ministério da Defesa da Turquia confirmou a queda.
As autoridades informaram que ao menos 20 militares estavam a bordo. Equipes de resgate da Turquia, da Geórgia e do Azerbaijão atuam de forma conjunta na tentativa principalmente de localizar sobreviventes. As chances de haver alguém com vida, no entanto, são remotas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram sobretudo destroços espalhados por encostas rochosas, sugerindo que a aeronave se desintegrou no ar antes do impacto.
Avião cai em área de tensão militar
A região onde ocorreu o acidente é considerada estratégica. Ela concentra corredores de transporte aéreo usados em operações militares e logísticas entre os dois países, especialmente depois do fortalecimento da cooperação entre Turquia e Azerbaijão nos últimos anos. Por esse motivo, voos de transporte tático, como o do C-130, são dessa forma frequentes.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lamentou o acidente. “Recebemos a notícia com profunda tristeza. Que Deus acolha as almas de nossos mártires. Estamos com suas famílias e com nossas Forças Armadas.”
De fabricação norte-americana, o C-130E Hercules é um modelo de transporte militar para missões de longa duração e operações em terrenos difíceis. A Turquia opera essa aeronave há décadas, com 18 unidades em serviço antes do acidente. O país também adquiriu recentemente 12 veículos usados do modelo C-130J, que integravam a frota da Força Aérea Real britânica.
Acidentes que envolvem aeronaves Hercules são raros, mas não inéditos. Em 2023, um C-130 da Força Aérea da Indonésia caiu durante uma missão de treinamento. Oito militares morreram. As investigações costumam ser longas e envolvem perícia técnica internacional. No caso da queda na fronteira georgiano-azerbaijana, ainda não há informações sobre causas prováveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.