Presidente dos Estados Unidos também fará escalas no Japão e Coreia do Sul
Luis Batistela

O momento mais aguardado deve ocorrer na quinta-feira 30: o encontro com Xi Jinping | Foto: Reprodução/Instagram Donald Trump
Donald Trump inicia nesta sexta-feira, 24, sua primeira viagem oficial à Ásia desde que reassumiu a Presidência dos Estados Unidos. A agenda inclui encontros com chefes de Estado da Malásia, do Japão, da Coreia do Sul e, ao final da viagem, uma reunião bilateral com o ditador da China, Xi Jinping.
A Casa Branca confirmou que o embarque ocorrerá às 23 horas, no horário de Washington. O destino inicial é Kuala Lumpur, onde Trump participa, no domingo 26, do jantar de trabalho da Associação de Nações do Sudeste Asiático e se encontra com o primeiro-ministro malaio.
Mesmo com a especulação, o governo norte-americano não incluiu, até agora, um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na programação oficial. Fontes ouvidas pela agência Reuters afirmam que Trump demonstrou interesse em uma reunião com o petista, mas o assunto não foi mencionado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Ainda assim, Lula trata como certa a possibilidade de um encontro presencial com o republicano. Interpelado por Felippe Coaglio, correspondente internacional da TV Globo, o petista argumentou que “sempre disse que, quando Trump quisesse conversar, o Brasil estava à disposição”.
Trump deve se encontrar com Xi Jinping na próxima semana
A agenda do norte-americano segue intensa. Na segunda-feira 27, Trump desembarca em Tóquio. O principal compromisso será o encontro com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, na manhã da terça-feira 28.
No dia seguinte, o presidente dos EUA estará em Busan, na Coreia do Sul. Lá, ele terá uma reunião com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, e discursará durante um almoço com empresários da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Também está previsto um jantar com os líderes da cúpula EUA–Apec.
O momento mais aguardado deve ocorrer na quinta-feira 30: o encontro com Xi Jinping. Será o primeiro diálogo presencial entre o republicano e o ditador chinês desde o retorno de Trump à Casa Branca. A reunião deve abordar temas estratégicos, como comércio, segurança a guerra no Leste Europeu.
Encerrada a viagem, Trump volta aos EUA para participar da celebração de Halloween com policiais, militares e famílias adotivas, na Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.