RADIO WEB JUAZEIRO : Terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas, provoca mortes e alerta de tsunami; vídeos



sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas, provoca mortes e alerta de tsunami; vídeos

Ao menos duas pessoas morreram depois do abalo em Mindanao nesta sexta-feira, 10

Loriane Comeli
Terremoto nas Filipinas - 10/10/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, foi cenário de um terremoto de magnitude 7,4 nesta sexta-feira, 10. O abalo, identificado a aproximadamente 30 km de profundidade, provocou a morte de ao menos duas pessoas e gerou um alerta de tsunami, emitido pelo Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

Uma das vítimas, uma mulher de 54 anos, morreu depois de ser atingida pelo desabamento da cerca de um prédio de instalações elétricas na cidade de Mati.

Além de confirmar as duas mortes, o governador provincial de Davao Oriental, Nelson Dayanghirang, disse ao canal de notícias ABS-CBN que cerca de 250 pacientes foram retirados de um hospital danificado e seriam temporariamente alojados em tendas.

Charlemagne Bagasol, funcionário municipal, explicou que não houve grandes prejuízos estruturais, limitando os danos a rachaduras em edifícios e estradas.
Alerta de tsunami nas Filipinas

O Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos chegou a emitir um aviso para áreas costeiras em um raio de 300 km do epicentro, que foi suspenso horas depois. Apesar disso, órgãos filipinos seguem em monitoramento dos possíveis efeitos posteriores.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., declarou que equipes de resgate só serão mobilizadas depois das garantias de segurança. “Estamos trabalhando dia e noite para garantir que a ajuda chegue a todos que precisarem”, afirmou.

Richie Diuyen, responsável pelo gerenciamento de desastres em Manay, relatou que o tremor, com duração de 30 a 40 segundos, danificou casas, a fachada de uma igreja, além de pontes e vias. “Não conseguimos ficar em pé. Tenho 46 anos, e este foi o terremoto mais forte que já senti”, disse Diuyen à agência Reuters.

Em Siargao, importante destino turístico nas Filipinas, atividades aquáticas foram suspensas temporariamente. Na vizinha Indonésia, as autoridades das Ilhas Talaud recomendaram que moradores mantenham atenção e liberaram estudantes das escolas por precaução.

Círculo de fogo

O abalo sísmico ocorre menos de duas semanas depois do terremoto mais mortal em mais de dez anos no país, que resultou em 74 mortes em Cebu em razão de um terremoto de magnitude 6,9.

As Filipinas se localizam no Círculo de Fogo do Pacífico, área que concentra cerca de 90% dos terremotos mundiais e apresenta intensa atividade sísmica e vulcânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE