RADIO WEB JUAZEIRO : Presidente da Colômbia rebate Trump: 'Grosseiro e ignorante'



segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Presidente da Colômbia rebate Trump: 'Grosseiro e ignorante'

Gustavo Petro respondeu a críticas do norte-americano

Mateus Conte
O socialista Gustavo Petro, presidente da Colômbia | Foto: Reprodução/Twitter/X

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu neste domingo, 19, às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia anunciado a suspensão dos subsídios norte-americanos destinados ao combate ao narcotráfico no país sul-americano. Em publicação na rede social X, Petro escreveu: “Senhor Trump, jamais a Colômbia foi grosseira com os EUA, ao contrário, sempre amou sua cultura”, afirmou. Mas você é grosseiro e ignorante com a Colômbia.”

Na mesma mensagem, o colombiano citou o livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, e sugeriu que Trump o lesse. “Leia, como fez seu encarregado de negócios na Colômbia, Cem Anos de Solidão, e asseguro que aprenderá algo sobre a solidão”. Petro também afirmou: “Não faço negócios, como você, sou socialista, acredito na ajuda e no bem comum e nos bens comuns da humanidade, o maior de todos: a vida, colocada em perigo por seu petróleo.”

O presidente colombiano prosseguiu que “se não sou negociante, muito menos narcotraficante, em meu coração não há cobiça”. Em outro trecho, declarou: “Um mafioso é um ser humano que condensa o melhor do capitalismo: a cobiça, e sou o contrário, um amante da vida e, portanto, um guerreiro milenar da vida.”

Trump e presidente da Colômbia em rota de colisão

As declarações foram uma resposta direta às acusações feitas por Trump na plataforma Truth Social. O norte-americano afirmou que Petro é “um líder do tráfico de drogas que incentiva fortemente a produção em massa de drogas, em campos grandes e pequenos, por toda a Colômbia”. Ele disse ainda que “isso se tornou o maior negócio do país” e que Petro “não faz nada para impedi-lo, apesar dos pagamentos e subsídios em larga escala dos EUA”. Segundo Trump, “a partir de hoje, esses pagamentos, ou qualquer outra forma de subsídio, não serão mais feitos à Colômbia”.

O presidente dos EUA também chamou Petro de “mal avaliado e muito impopular” e advertiu que Washington poderá “fechar os campos de morte” na Colômbia. “Petro, um líder de baixa reputação e muito impopular, é melhor fechar esses campos de extermínio imediatamente, ou os EUA os fecharão para ele, e isso não será feito de forma agradável”, escreveu.

A tensão entre os dois países se agravou depois de operações norte-americanas no Mar do Caribe, criticadas por Petro. Neste sábado, 18, o colombiano acusou Washington de violar a soberania nacional e disse que um dos mortos era apenas um pescador sem vínculo com o narcotráfico. Os EUA têm intensificado ações na região contra embarcações ligadas ao tráfico e já consideram enviar tropas terrestres à Venezuela, sob o argumento de que o ditador Nicolás Maduro controla a organização criminosa Cartel de los Soles.

O confronto diplomático entre Trump e Petro não é novo. Em janeiro, os dois presidentes já haviam trocado acusações públicas depois de o colombiano se recusar a receber aviões com imigrantes deportados dos EUA. Na ocasião, Trump respondeu com tarifas e sanções econômicas contra a Colômbia, e Petro reagiu da mesma forma. “Você não gostar de nossa liberdade, tudo bem”, disse o presidente colombiano na época. “Não aperto a mão de escravizadores brancos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE