RADIO WEB JUAZEIRO : Na Indonésia, Lula exalta ‘sul global’ e defende comércio com moedas locais



quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Na Indonésia, Lula exalta ‘sul global’ e defende comércio com moedas locais

Em Jacarta, petista critica ‘protecionismo’ norte-americano e mira pacto entre Mercosul e Sudeste Asiático

Luis Batistela
Ao lado de Subianto, Lula defendeu a formação de alianças no ‘sul global’ para reduzir a dependência de nações desenvolvidas | Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

Durante visita oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a adoção de moedas locais no comércio entre os dois países. Nesta quinta-feira, 23, em Jacarta, ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, o petista propôs que ambas as nações troquem produtos com uso de real e rúpia, sem depender do dólar norte-americano.

“Queremos comércio livre”, disse Lula. “Tanto Indonésia quanto Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois com as nossas moedas. O século 21 exige que tenhamos a coragem que não tivemos no século 20. Exige que a gente mude a forma de agir comercialmente para não ficar dependente de ninguém. Queremos multilateralismo, e não unilateralismo.”

Foi a primeira visita de um chefe do Executivo brasileiro ao país asiático desde 2008. O encontro marca a retribuição à visita feita por Subianto ao Brasil, em julho deste ano.

Lula, durante cerimônia oficial ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto | Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

Sem citar o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o petista criticou abertamente as políticas protecionistas norte-americanas adotadas nos últimos anos. Segundo ele, países do chamado “sul global” precisam firmar alianças entre si para reduzir a dependência de nações desenvolvidas.

“Queremos crescer, gerar empregos de qualidade, porque foi para isso que fomos eleitos, para representar o nosso povo”, argumentou Lula. “No atual cenário de acirramento do protecionismo, nossos países têm plenas condições de mostrar ao mundo a capacidade de defender interesses econômicos com diálogo e respeito mútuo.”
Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, participam de cerimônia em Jacarta, na Indonésia | Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

No discurso, o brasileiro também ressaltou que a Ásia ocupa posição central em sua política externa. Ele mencionou visitas recentes à China, ao Japão e ao Vietnã, além da recepção de líderes asiáticos em Brasília.
Lula defende reforma no Conselho de Segurança da ONU

Lula aproveitou o encontro para reforçar a defesa por uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Para ele, o Brasil e a Indonésia compartilham um mesmo compromisso com a paz no Oriente Médio e têm força para atuar conjuntamente em temas internacionais.

O presidente anunciou ainda que as duas nações decidiram avançar nas negociações de um acordo de comércio preferencial entre o Mercosul e a Indonésia. A previsão é que as tratativas sejam concluídas até o fim do mandato brasileiro na presidência rotativa do bloco, em dezembro de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE