Petista afirma que anúncio sobre 2026 deveria ter sido feito no Brasil
Fábio Bouéri

Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas na Malásia | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula da Silva reconheceu nesta segunda-feira, 27, que cometeu um “erro” ao anunciar, durante a visita à Indonésia, a intenção de disputar a reeleição em 2026. O petista afirmou que o assunto deveria ir a público somente em território brasileiro.
“Eu não deveria ter falado na Indonésia que era candidato. Tenho que falar é no Brasil. Foi um lapso da minha parte — afinal, não tenho voto lá”, disse Lula a jornalistas na Malásia, onde participa da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Lula: “Equipe está preparada”
Na semana passada, o presidente admitiu publicamente, pela primeira vez, que pretende concorrer a um quarto mandato. Durante discurso ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, o petista afirmou que o atual mandato termina em 2026, mas que sua equipe “está preparada para disputar outras eleições”.
Até então, o esquerdista condicionava uma nova candidatura ao seu estado de saúde. Ele dizia que só entraria na disputa caso se sentisse em boas condições físicas e mentais. O petista acrescentou que a próxima disputa presidencial tende a ser dura. Afirmou, contudo, que só voltará às urnas se for com o objetivo de vencer.
A antecipação de sua candidatura ocorre em meio a um cenário de recomposição de opositores, que ainda tentam resistir à perseguição política do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme acusam vários políticos e juristas. Do mesmo modo, o anúncio do plano petista coincide principalmente com a recente prisão de seu maior rival, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 27, pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem o melhor potencial eleitoral para disputar a Presidência da República em 2026. Ele tem a menor rejeição e a maior aceitação entre o eleitorado, embora seja o menos conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.