A aeronave sobrevoou a Romênia por 50 minutos
Artur Piva

O presidente Vladmir Putin, da Rússia, e o presidente Donald Trump, dou EUA, durante o encontro de cúpula no Alasca - 15/08/2025
Um drone russo foi interceptado no espaço aéreo da Romênia, no sábado, 13. Trata-se do segundo caso de violação do espaço aéreo de um membro da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) feito pela Rússia em quatro dias. O primeiro ocorreu na Polônia.
“Tais ações são inaceitáveis”, disse Toiu Oana, ministra das Relações Exteriores da Polônia. “Estamos em contato constante com nossos parceiros e aliados da UE e da Otan sobre as provocações da Rússia, incluindo esta mais recente.”
Em nota, o Ministério da Defesa da Romênia informou que o drone foi localizado às 18h05 (horário local) e permaneceu no espaço aéreo do país por 50 minutos. Caças F-16 romenos monitoraram todo o trajeto. A saída ocorreu em direção à Ucrânia.
“Os pilotos receberam autorização para abater o alvo, mas, nos momentos em que tiveram contato direto, avaliaram os riscos colaterais e decidiram não abrir fogo”, relatou. De acordo com o texto, os romenos tiveram apoio dos alemães durante o monitoramento.
O caso também repercutiu na Comissão Europeia, a mais alta instância executiva da UE. Kaja Kallas, vice-presidente do órgão, manifestou apoio à Romênia.
“A violação do espaço aéreo romeno por drones russos é mais uma violação inaceitável da soberania de um Estado-Membro da UE”, escreveu Kaja em uma postagem no X. “Essa escalada imprudente e contínua ameaça a segurança regional.”
Drone russo antes da Romênia
Na quarta-feira, 10, dois drones russos foram abatidos no espaço aéreo da Polônia. O caso levou a uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Em resposta à violação, a Otan anunciou o plano Sentinela Ocidental.
“Devemos, como Otan, deixar clara nossa determinação e nossa capacidade de defender nosso território, e é exatamente isso que o Sentinela Ocidental foi criado para fazer”, disse Mark Rutte, secretário-geral da Otan. “Essa atividade militar começará nos próximos dias e envolverá uma série de recursos de aliados, incluindo Dinamarca, França, Reino Unido, Alemanha e outros.”
Origem da Otan
Liderado pelos EUA, o tratado existe desde 1949. A Otan foi criada como uma aliança militar para defesa mútua no âmbito da Guerra Fria, quando russos e norte-americanos passaram a rivalizar por áreas de influência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.