Trabalho de compilação de números foi feito pela Asfav
Cristyan Costa

Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional, em 8 de janeiro de 2023 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) divulgou um levantamento sobre o 8 de janeiro, neste domingo, 14.
Conforme o trabalho obtido pela reportagem, atualmente, há 1.628 ações penais em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda de acordo com o relatório, já foram registradas 279 condenações por crimes considerados mais graves e 359 por delitos de menor gravidade. O balanço inclui ainda dez absolvições e 552 acordos de não persecução penal.
No quadro carcerário, 141 pessoas seguem presas e outras 44 cumprem prisão domiciliar. O trabalho também contabiliza 131 extinções de pena, na maioria dos casos em razão do cumprimento de acordos, além de 112 execuções penais em andamento.
Na esfera internacional, a Asfav registrou 61 pedidos de extradição de acusados de participação nos protestos.
Anistia ao 8 de janeiro
O presidente Jair Bolsonaro, pouco depois de votar, no Rio de Janeiro – 30/10/2022 | Foto: Pedro Kirilos/Estadão ConteúdoA condenação de Jair Bolsonaro, e de outros sete réus, por uma suposta trama golpista acirrou a disputa em torno do projeto de anistia no Congresso Nacional para os manifestantes de 2023 e para o ex-presidente.
Embora o governo se manifeste contra, a medida vem ganhando amplo apoio do centrão.
Nesta semana, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estará em Brasília para articular o perdão.
Uma das propostas em discussão estabelece como marco o início do governo Bolsonaro. Isso porque, em 2019, nasceu o inquérito das fake news, que tem mirado membros da oposição. Dessa forma, a anistia alcançaria também todos os investigados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.