RADIO WEB JUAZEIRO : PL pressiona por anistia ampla para envolvidos nos atos do 8 de janeiro



terça-feira, 23 de setembro de 2025

PL pressiona por anistia ampla para envolvidos nos atos do 8 de janeiro

Sigla não tem o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para aceitar a proposta de dosimetria; entenda

Lucas Cheiddi
À esquerda, o ex-presidente Jair Bolsonaro; à direita, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante | Fotos: Isac Nóbrega/PR e Divulgação/Senado

Parlamentares do Partido Liberal (PL) buscam garantir anistia, e não apenas redução de penas, para os envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023. Uma reunião com o relator do projeto da Dosimetria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), está marcada para esta terça-feira, 23, às 15h, com o intuito de negociar um texto que atenda a essa demanda da oposição.

O líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), conversou nesta segunda-feira, 22, com o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os rumos da proposta. Condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado em 2022, o liberal mostrou insatisfação em relação à proposta que trata apenas da dosimetria das penas.

Pressão do PL por anistia ampla

Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal | Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Segundo informações do portal Poder360, o PL considera apresentar uma emenda ou votar contra o projeto, caso não haja previsão de perdão amplo. O partido avalia que sua base não apoiará uma proposta restrita à redução de sentenças sem contemplar a anistia.

Na quarta-feira 17, a Câmara aprovou regime de urgência para o projeto de lei que busca anistiar os condenados pelos atos ocorridos na manifestação do 8 de janeiro. Ao todo, a fim de acelerar o debate sobre o tema, foram 311 votos favoráveis e 163 contrários.

O texto em discussão, de autoria de Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e apresentado em 2023, amplia a anistia para todos os envolvidos em atos desde 30 de outubro de 2022, e não apenas para quem esteve na praça dos Três Poderes, em Brasília, nos primeiros dias de 2023.

Apesar da tramitação acelerada, parlamentares avaliam que uma anistia abrangente enfrenta resistência no Congresso e de parte significativa da opinião pública, o que pode prejudicar a imagem dos deputados em ano pré-eleitoral. O projeto de Crivella deverá servir de base para um substitutivo que busque consenso, mas o PL insiste que a proposta precisa incluir perdão total, postura que pode beneficiar Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE