RADIO WEB JUAZEIRO : Bruce Willis já não fala, lê ou anda, segundo jornal



quinta-feira, 24 de julho de 2025

Bruce Willis já não fala, lê ou anda, segundo jornal

Ator vive recluso desde o diagnóstico de demência frontotemporal; família compartilha atualizações sobre o estado de saúde

Letícia Alves

Willis nasceu na antiga Alemanha Ocidental e e consolidou-se como astro de ação em Duro de Matar | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Diagnosticado com demência frontotemporal há três anos, o ator Bruce Willis já não consegue mais falar, ler ou andar, segundo o jornal The Express Tribune. A doença compromete a fala, a compreensão e a mobilidade. Desde o anúncio do diagnóstico, ele encerrou a carreira e se afastou da vida pública.

Em março de 2022, a família comunicou a decisão com um texto emocionado. “Com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele”, dizia a nota. “Este é um momento realmente desafiador para a nossa família e estamos muito agradecidos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de todos vocês.”

O comunicado foi assinado pela mulher, Emma Heming; pelas filhas Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn; e pela ex-mulher, Demi Moore. “Como Bruce sempre diz: ‘viva’ e, juntos, planejamos fazer exatamente isso”, afirmaram.

Willis vive recluso em sua casa em Los Angeles. A mulher dele passou a divulgar registros do dia a dia nas redes sociais, atendendo a pedidos de fãs. Em fevereiro de 2023, a família atualizou o quadro de saúde com um diagnóstico mais específico.

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como DFT)”, diz o comunicado. “Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.”
Família relata impacto da doença de Bruce Willis

Atualmente, Willis aparece apenas em imagens e vídeos publicados por familiares. Emma, com quem é casado desde 2009, se tornou a principal fonte de informações sobre seu estado. Em seu perfil no Instagram, relata os desafios da rotina e publica momentos com a família.

Em janeiro, ela divulgou um vídeo em que o ator agradece policiais com um aperto de mão. “Ao detectar um socorrista, Bruce nunca perdeu a oportunidade de demonstrar a sua gratidão com um aperto de mão sentido e um ‘obrigado pelo seu serviço’”, escreveu.

No ano anterior, Emma participou do programa Today e comentou sobre a consciência do marido. “A demência é difícil”, contou. “É difícil para a pessoa diagnosticada, também é difícil para a família. E isso não é diferente para Bruce, ou para mim, ou para nossas meninas. Quando dizem que é uma doença de família, é mesmo.”

Ela também lançou o livro A Jornada Inesperada: Encontrando Força, Esperança e Si Mesmo no Caminho dos Cuidados, que relata os impactos físicos e emocionais da doença no dia a dia da família.

A ex-mulher de Bruce, Demi Moore, também falou publicamente sobre o tema. Durante campanha para o Oscar, afirmou que não desejava “isso para ninguém”.

Willis nasceu na antiga Alemanha Ocidental. Ganhou fama na série Moonlighting (1985–1989) e consolidou-se como astro de ação em Duro de Matar. Atuou em filmes como O Sexto Sentido, Pulp Fiction, Armageddon, Sin City e Os 12 Macacos.

Recebeu dois prêmios Emmy e um Globo de Ouro. Seus filmes arrecadaram US$ 7 bilhões em bilheterias, o que o coloca entre os atores de maior sucesso comercial na história do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE