RADIO WEB JUAZEIRO : Paraná Pesquisas: no Pará, Lula aparece atrás de Bolsonaro e Michelle



sexta-feira, 27 de junho de 2025

Paraná Pesquisas: no Pará, Lula aparece atrás de Bolsonaro e Michelle

Instituto também formulou cenários com as presenças do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro

Anderson Scardoelli
Paraná Pesquisas: mais de 2 mil eleitores ouvidos no Pará | Foto: Divulgação/TRE-RN

Se a disputa presidencial programada para o próximo ano dependesse somente dos eleitores do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dificuldade para se reeleger. É o que mostra o levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta sexta-feira, 27.

Em eventuais cenários de segundo turno, o petista aparece numericamente atrás do ex-presidente da República e atual presidente de honra do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, e da ex-primeira-dama do país e hoje presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro.

Numa eventual repetição do segundo turno de 2022, Bolsonaro somaria 46,4% das intenções de voto entre os eleitores paraenses. Lula ficaria com 42,5%. O cenário ainda teria 6,4% de nenhum/branco/nulo. Já 4,7% das pessoas consultadas não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

Na simulação de segundo turno com Michelle, a ex-primeira-dama detém 44,2% das intenções de voto no Pará. O representante do Partido dos Trabalhadores (PT) fica com 43,5%. Com esse cenário, o bloco de nenhum/branco/nulo conta com 7,3%, enquanto 5,1% não souberam ou não quiseram responder.

Cenários com Tarcísio e Eduardo
Deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece em levantamento de possíveis candidatos à Presidência da República | Foto: Reprodução/Flickr

O terceiro cenário de segundo turno feito pelo Paraná Pesquisas apresenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como representante da direita na disputa contra Lula no Pará. O petista vence por 43,3% a 39,3%, com 10,4% de nenhum/branco/nulo e 7% de não sabem/não responderam.

Por fim, o instituto também fez simulação com a inserção do nome do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O parlamentar perde para Lula por 44,4% a 40,1%. Além disso, a faixa de nenhum/branco/nulo vai para 9,1%, com 6,3% de não sabem/não responderam.

Dados do levantamento do Paraná Pesquisas
Levantamento do Paraná Pesquisas com eleitores do Pará tem margem de erro de 2,5 pontos porcentuais | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Ao divulgar o material, a direção do Paraná Pesquisas afirma que a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. Ou seja, as quatro simulações de segundo turno estão em condição de empate técnico.

As entrevistas com eleitores no Pará ocorreram de 21 a 24 de junho. Ao todo, 1.542 pessoas foram consultadas, em 60 municípios paraenses. Conforme o instituto, a margem de confiança da pesquisa é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE