RADIO WEB JUAZEIRO : Nave Starship explode durante preparação para teste no Texas; vídeo



sexta-feira, 20 de junho de 2025

Nave Starship explode durante preparação para teste no Texas; vídeo

SpaceX confirma incidente e reforça que não houve feridos depois de nova falha com maior nave do mundo

Luis Batistela
A companhia afirmou que não há riscos para os moradores da região | Foto: Reprodução/Redes sociais

A nave Starship, maior já construída, explodiu nesta quarta-feira, 18, durante a preparação para seu décimo teste. O incidente ocorreu na base Starbase, no Texas, nos Estados Unidos, por volta das 23 horas no horário local. Não havia tripulação no voo.

Empresa do bilionário Elon Musk, a SpaceX informou que uma falha no sistema de armazenamento de nitrogênio pode ter causado a explosão. Por meio de suas redes sociais, Musk destacou que, se a causa for confirmada, será a primeira vez que esse tipo de problema ocorre no projeto.

A companhia afirmou que a equipe de segurança isolou a área em parceria com autoridades locais e que não há riscos para os moradores da região. Esse foi o quarto teste fracassado da Starship apenas em 2025.

Em janeiro, a SpaceX perdeu contato com a nave, que foi destruída antes do pouso, o que exigiu alterações em rotas de voos comerciais.

No oitavo voo, em março, uma nave também desapareceu dos radares minutos depois da decolagem. Destroços caíram na região das Bahamas, afetando centenas de voos nos Estados Unidos.

Desde o início da série de testes, em 2023, a empresa enfrentou diversas explosões e falhas. No primeiro lançamento, em abril daquele ano, a nave explodiu ainda acoplada ao foguete Super Heavy.

Já em novembro de 2023, o propulsor se destruiu logo depois de se separar da nave. Em outros voos, a SpaceX conseguiu avanços, como o retorno bem-sucedido do Super Heavy para a plataforma de lançamento.
Projeto Starship busca reduzir custos de viagens espaciais

A SpaceX desenvolve o programa Starship para realizar missões à Lua e à Marte com transporte de cargas e pessoas. O projeto também tem o objetivo de baratear os custos de viagens espaciais com o reaproveitamento dos foguetes.

Mesmo com os insucessos, a companhia já obteve êxito em testes que demonstraram, por exemplo, a recuperação do Super Heavy por “braços de plataforma”, técnica que permite capturar o propulsor no ar antes do pouso.

A nova falha deve atrasar os planos da empresa, que já soma sete lançamentos com problemas desde 2023. A Administração Federal de Aviação dos EUA deve abrir nova investigação sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE