RADIO WEB JUAZEIRO : EUA enviam 30 aviões ao Oriente Médio para Trump ter opções, diz jornal



quarta-feira, 18 de junho de 2025

EUA enviam 30 aviões ao Oriente Médio para Trump ter opções, diz jornal

A movimentação busca garantir alternativas estratégicas caso as tensões entre Israel e Irã se intensifiquem

Lucas Cheiddi

Donald Trump, presidente dos EUA, na Casa Branca, em Washington, D.C. (22/5/2025) | Foto: Reuters/Evelyn Hockstein

Conforme fontes ouvidas pela CNN internacional, os Estados Unidos enviaram cerca de 30 aviões-tanque ao Oriente Médio nas últimas semanas, para dar ao presidente Donald Trump opções, diante do conflito recente entre Israel e Irã. Os israelenses são aliados históricos dos norte-americanos.

Ainda segundo o jornal, a movimentação busca garantir alternativas estratégicas caso as tensões regionais se intensifiquem. Integrantes do governo dos EUA afirmam que o reforço na região visa a oferecer ao presidente Trump, assim como ao Comando Central dos EUA, diversas alternativas para uma eventual ampliação do envolvimento militar no Oriente Médio.

Entre essas possibilidades está o apoio ao reabastecimento aéreo de caças israelenses em missões sobre o Irã.

Ataques conjuntos e alternativas militares a Trump
Bandeiras do Irã em local atacado pela Força Aérea de Israel | Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Uma das fontes detalhou que o Comando Central apresentou a Trump a alternativa de realizar ataques conjuntos. Eles poderiam ocorrer entre forças dos Estados Unidos e de Israel contra instalações nucleares do Irã, caso seja necessário responder a uma escalada militar.

No fim de semana, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, determinou o envio de novos recursos militares ao Centro de Comando das Forças Armadas. Entre eles, houve o encaminhamento do grupo de ataque do porta-aviões USS Nimitz, de modo a ampliar a capacidade operacional da presença norte-americana na região.

No dia 13 de junho, Israel iniciou uma ofensiva aérea contra o Irã, para atacar instalações nucleares e militares iranianas em Teerã, Isfahan e Natanz. A operação, que envolveu mais de 200 aeronaves e cobertura de drones e inteligência artificial fornecida pela Mossad, derrubou sistemas de defesa aérea, destruiu dezenas de lançadores de mísseis e eliminou integrantes do alto-comando da Guarda Revolucionária Iraniana.

Do lado iraniano, houve uma represália imediata, com disparo de mísseis e drones contra o território israelense. A ação contou com o apoio de milícias e terroristas aliados, como Hezbollah e Houthi, além de tentativas de atingir aeroportos e infraestruturas civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE