RADIO WEB JUAZEIRO : Oposição critica Moraes por intimar presidente da Unafisco por crítica ao STF



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Oposição critica Moraes por intimar presidente da Unafisco por crítica ao STF

Ministro mandou convocar Kléber Cabral depois de ele dizer que investigar autoridades da República é mais arriscado do que membros do PCC

Lucas Cheiddi

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, durante sessão plenária - 11/2/2026 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganharam destaque nesta quinta-feira, 19, depois da decisão que determinou à Polícia Federal a intimação de Kléber Cabral, presidente da Unafisco, para depor.

O depoimento, marcado para esta sexta-feira, 20, às 15h, ocorrerá por videochamada e ocorre em resposta às declarações de Cabral sobre o Supremo.

Entre os que demonstraram insatisfação com a ordem, está Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado. Na rede social X, ele afirmou que “divergência não é crime”.

“O uso da estrutura do Judiciário ou de órgãos de investigação para constranger quem pensa diferente enfraquece as instituições e instala um ambiente de intimidação”, escreveu o senador. “Liberdade de expressão é garantia constitucional, não concessão. E fica cada vez mais claro: a perseguição a Bolsonaro e a adversários políticos, sob o pretexto de defender a democracia, foi apenas o começo.”

Reações de parlamentares contra a decisão de Moraes
O presidente da Unafisco, Kleber Cabral, e o ministro do STF Alexandre de Moraes | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) também utilizou as redes para argumentar que a Receita Federal estaria sendo alvo de perseguição. “Isso é um absurdo que não pode ser tolerado”, disse o parlamentar. “Mas onde estão os senadores durões da oposição? Se eu tivesse a maioria do Senado, como eles dizem ter, já teria travado tudo até que o impeachment do ministro fosse pautado.”

Carlos Jordy (PL-RJ) e Gustavo Gayer (PL-GO), ambos deputados federais, publicaram mensagens críticas a Moraes. O primeiro afirmou que “Moraes já não tem mais pudor algum em tentar fingir que vivemos numa democracia”.

Já Gayer acrescentou que “depois dessa do Moraes, não duvido que ele possa mesmo mandar a PF na casa da Malu Gaspar”, mencionando a jornalista do jornal O Globo e da GloboNews.

Em dezembro de 2025, Malu Gaspar noticiou pressões de Moraes sobre o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, relacionadas ao Banco Master. O ministro negou as acusações.

Kléber Cabral, presidente da Unafisco, afirmou à GloboNews, na quarta-feira 18, que servidores da Receita Federal sentem menos receio ao investigar o grupo criminoso PCC do que o STF. A declaração ocorre no contexto de apurações do Supremo sobre suposta quebra de sigilo fiscal de ministros e de familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE