RADIO WEB JUAZEIRO : De Paracatu a Brasília: os 5 dias da Caminhada pela Liberdade



sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

De Paracatu a Brasília: os 5 dias da Caminhada pela Liberdade

Nikolas Ferreira reuniu aliados, atraiu apoio nas redes sociais e prestou homenagem a Daniel Silveira durante o percurso

Luis Batistela

O ato final ocorrerá no próximo domingo, 25, ao meio-dia, na Praça do Cruzeiro | Foto: Reprodução/@nikolas_dm/X

Liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a Caminhada pela Liberdade reúne pelo menos 22 parlamentares e chega ao seu quinto dia nesta sexta-feira, 23, com mais de 140 quilômetros percorridos. A mobilização começou na segunda-feira 19, com saída de Paracatu (MG), e prevê um total de 240 quilômetros até Brasília.

O ato final ocorrerá no próximo domingo, 25, ao meio-dia, na Praça do Cruzeiro, onde está prevista uma manifestação pacífica. Segundo o parlamentar, a mobilização tem como objetivo chamar atenção da sociedade para o que classifica como arbitrariedades recentes no país.

Nas redes sociais, Nikolas demonstrou incômodo com o “sentimento de impotência” compartilhado, segundo ele, pela população e por partes dos parlamentares.

“Farei essa caminhada para que as pessoas relembrem quem nós somos e por que estamos aqui como brasileiros e, principalmente, para trazer esperança para aqueles que já desistiram e desanimaram”, disse em vídeo publicado na segunda-feira.

Logo nos primeiros dias, a caminhada passou a atrair apoio político. Os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE) e Márcio Gualberto (PL-RJ) anunciaram adesão por meio das redes sociais.

Na quarta-feira 21, o próprio Partido Liberal (PL) se manifestou e convocou os apoiadores a se unirem a Nikolas rumo a Brasília. A legenda afirmou: “Esperar em Deus não é esperar parado ou calado”. Naquele momento, mais de cem participantes acompanhavam o deputado.

Em publicação no X, Gayer informou que pelo menos 22 parlamentares já integram a comitiva. Entre os nomes confirmados estão:

André Fernandes (PL-CE)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Coronel Ulysses (União-AC)
Delegado Caveira (PL-PA)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Alberto Neto (PL-AM)
Coronel Assis (União-MT)
Gilberto Silva (PL-PB)
Ismael Alexandrino (PSD-GO)
Junio Amaral (PL-MG)
Luiz Lima (Novo-RJ)
Maurício do Vôlei (PL-MG)
Marcos Pollon (PL-MS)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Zé Trovão (PL-SC)
Luciano Zucco (PL-RS)

Nikolas homenageou Daniel Silveira

Ainda na quarta-feira, Nikolas completou os 80 quilômetros de percurso com uma homenagem ao ex-deputado Daniel Silveira, que cumpre pena em regime aberto por suposto crime de ameaça ao Estado Democrático de Direito.

“Pessoal, 80 quilômetros”, disse. “E eu quero lembrar do Daniel Silveira, que foi aí, se não o primeiro, a ser preso por opinião contra o STF. Ele ficou preso cinco anos e ainda não tem sua liberdade plena.”

Silveira recebeu condenação de oito anos e nove meses de prisão em regime fechado e teve de pagar multa equivalente a cinco salários mínimos. O tribunal proferiu a sentença em abril de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE