RADIO WEB JUAZEIRO : Caminhada de Nikolas chega ao 3º dia com 100 km percorridos



quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Caminhada de Nikolas chega ao 3º dia com 100 km percorridos

Deputado diz que intenção é 'fazer algo para acordar essa nação'

Mateus Conte

Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera caminhada rumo a Brasília | Foto: Instagram/Divulgação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) concluiu nesta quarta-feira, 21, o terceiro dia da Caminhada Pela Justiça e Liberdade, com a marca alcançada de 107 quilômetros percorridos desde a saída de Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, com destino a Brasília. A caminhada começou na segunda-feira, 19, e prevê um trajeto total de cerca de 240 quilômetros, a ser cumprido ao longo de sete dias, pela BR-040, com chegada prevista para o domingo, dia 25.

Ao chegar ao perímetro urbano de Cristalina, em Goiás, o deputado e os participantes foram recebidos por moradores com manifestações de apoio, faixas e doações de água e alimentos. Segundo a organização do ato, um frigorífico da região preparou um churrasco para os presentes. A mobilização também registrou a presença de parlamentares e lideranças políticas de diferentes Estados.
Receba nossas atualizações

Concordo com os termos da LGPD

Durante o terceiro dia, centenas de pessoas acompanharam o percurso. Entre os políticos que participaram da caminhada estão o ex-vereador Carlos Bolsonaro e os deputados federal Luciano Zucco (PL-RS), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Carlos Jordy (PL-RJ), além de deputados estaduais, vereadores e apoiadores que se juntaram ao grupo ao longo do trajeto.

Ao agradecer o acolhimento da população, Nikolas afirmou que, apesar do desgaste físico, a caminhada representa um propósito que tem como objetivo “acordar essa nação”. O deputado também disse que nunca imaginou ter tantas pessoas acompanhando a mobilização. Segundo ele, os participantes não estariam ali por sua figura pessoal, mas por acreditarem que “o Brasil pode ser muito mais forte”. Nikolas declarou a expectativa de que, no dia 25, em Brasília, ocorra “a maior caminhada da história deste país”.

Nesta quinta-feira, 22, quarto dia da caminhada, a saída está marcada para as 9h, no Posto JK, em Cristalina, com previsão de mais 40 quilômetros de percurso. A cobertura completa do percurso, com atualizações ao longo dos próximos dias, pode ser acompanhada ao vivo durante a programação de Oeste no YouTube.

Nikolas protesta contra as “prisões injustas do 8 de janeiro”

A caminhada foi anunciada por Nikolas no dia 19 de janeiro, quando o parlamentar informou, por meio das redes sociais, que realizaria o trajeto como um ato simbólico em favor da liberdade e contra as “prisões injustas do 8 de janeiro” e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Decidi caminhar até Brasília como um ato simbólico, para poder trazer luz a todos os fatos que estão acontecendo”, afirmou.

Nikolas também fez referência às manifestações populares de 2016, que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Rousseff. “Em 2016, estávamos na rua para poder tirar a Dilma”, lembrou. “Não subestimávamos o poder da rua, o poder do brasileiro. Não subestimo o poder da verdade, acho que tudo o que fazemos pode gerar um efeito maior do que imaginamos.”

No dia inaugural da caminhada, o deputado divulgou um documento intitulado Carta aberta ao povo do Brasil, no qual afirma que o ato “não é um gesto de vaidade”. No texto, ele sustenta que a mobilização é “uma etapa pela liberdade e pelo tratamento digno aos presos do dia 8 de janeiro” e menciona, além de Bolsonaro, o ex-assessor Filipe Martins e o coronel Jorge Eduardo Naime.

Na carta, Nikolas também declarou que a caminhada será “ordeira e pacífica”. “Não tem como objetivo praticar crimes ou gerar desordem”, escreveu. “Trata-se apenas do exercício legítimo do direito de ir e vir e do direito de manifestação, garantidos pela Constituição a qualquer cidadão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE