Levantamento mostra vantagem ampla sobre adversários e boa avaliação do mandato atual
Luis Batistela

O governador aparece como favorito absoluto em todos os cenários simulados para a eleição de 2026 | Foto: Reprodução/YouTube/Revista Oeste
Levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta terça-feira, 2 de dezembro, mostra que a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem o apoio de 60% dos eleitores de São Paulo. A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas e apresenta margem de erro de 3 pontos porcentuais, com 95% de confiança.
O instituto mostra que outros 34% disseram desaprovar a gestão. Apenas 6% não souberam responder. Na avaliação qualitativa, 39% consideraram o governo ótimo ou bom. Para 32%, a gestão é regular. Os que classificaram como ruim ou péssima somaram 27%. Apenas 2% não opinaram.
Além disso, o governador aparece como favorito absoluto em todos os cenários simulados para a eleição de 2026. Em um confronto com Geraldo Alckmin (PSB), Tarcísio tem 45% das intenções de voto. O vice-presidente soma 26%.
A deputada Erika Hilton (Psol) aparece com 9%, enquanto Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil) dividem 6%. Felipe D’Avila (Novo) pontua 1%. Nulos, brancos e indecisos representam 7%.
Em uma disputa contra Fernando Haddad (PT), Tarcísio amplia a vantagem. Registra 49% contra 22% do ministro da Fazenda. Erika Hilton fica com 8%. Kim Kataguiri e Paulo Serra aparecem empatados com 7%. D’Avila mantém 1%. Outros 6% anulam, e 2% não sabem em quem votar.
O cenário mais favorável ao governador ocorre diante do ministro Márcio França (PSB). Tarcísio marca 50%. França fica com 15%. Erika Hilton tem 11%. Kim Kataguiri e Paulo Serra aparecem com 8% cada. D’Avila permanece com 1%. Nulos somam 4%, e indecisos somam 3%.
Sem Tarcísio, votos se dispersam e Haddad sobe
Na ausência de Tarcísio, os percentuais se dispersam. Em uma das simulações, Haddad empata tecnicamente com o deputado Guilherme Derrite (PP). Ambos somam 25%. Paulo Serra e Kim Kataguiri registram 9%. Erika Hilton aparece com 8%. Felipe D’Avila marca 2%. Brancos, nulos e indecisos atingem 22%.
Outro cenário mostra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na frente, com 28%. Haddad aparece em segundo, com 25%. Serra e Kataguiri mantêm 9%. Erika Hilton marca 8%, e D’Avila 2%. A taxa de não resposta ou voto branco alcança 19%.
Portanto, Haddad só lidera nas simulações sem Tarcísio. Em um desses cenários, por exemplo, aparece isolado com 29%, enquanto Rodrigo Garcia soma 13%. Paulo Serra e Kim Kataguiri empatam com 11%. Erika Hilton registra 8% e D’Avila, 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 25%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.