RADIO WEB JUAZEIRO : Médicos detectam duas hérnias e recomendam cirurgia a Jair Bolsonaro



segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Médicos detectam duas hérnias e recomendam cirurgia a Jair Bolsonaro

Ultrassom realizado neste domingo, 14, detecta hérnias inguinais no ex-presidente; médicos dizem que intervenção cirúrgica é tratamento definitivo

Lucas Cheiddi
Ex-presidente da República e atual presidente de honra do Partido Liberal, Jair Bolsonaro passou a cumprir prisão preventiva na Superintendência da Polícia Federal em 22 de setembro | Foto: Reprodução/Site oficial do PL

Médicos recomendaram que Jair Bolsonaro (PL-RJ) seja submetido a cirurgia depois que um ultrassom, feito na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, neste domingo, 14, revelou duas hérnias inguinais. O ex-presidente está detido no local desde 22 de novembro e passou pelo procedimento depois de solicitação de seus advogados.

Realizado com aparelho portátil, o exame só foi possível em razão de uma autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado avaliou que os laudos médicos apresentados pela defesa estavam desatualizados. O pedido para nova avaliação teve como objetivo atualizar o quadro clínico e embasar decisões sobre possíveis intervenções.

Recomendação médica a Bolsonaro e próximos passos
Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília | Foto: Wallace Martins/STF

O advogado João Henrique de Freitas informou, pela rede social X, que “os exames identificaram duas hérnias inguinais”. “Os médicos recomendaram que ele seja submetido a um procedimento cirúrgico, a única forma de tratamento definitivo para o quadro”, afirmou a defesa.

Ainda não houve decisão sobre o pedido dos advogados para que a cirurgia, caso autorizada, ocorra em hospital e com permanência de Bolsonaro pelo período necessário à recuperação. O ex-presidente segue sob custódia no Distrito Federal enquanto aguarda resposta judicial.

Defesa se manifesta

O advogado Paulo Cunha Bueno disse, em uma postagem no X, que deve requerer nesta segunda-feira, 15, ao ministro Alexandre de Moraes, autorização para a cirurgia de Bolsonaro. “Amanhã [nesta segunda] será renovado o pedido de autorização de hospitalização para realização da intervenção cirúrgica, esperando-se que, diante do resultado da ultrassonografia, seja, finalmente, deferido o pedido, independentemente de ‘perícia policial’.”

No post, Bueno manifestou estranhamento em relação à “perícia” determinada à PF por Moraes, já que desconhecia “a expertise médica da Polícia Federal”. Ele também disse que a ultrassonografia afastou qualquer dúvida sobre a veracidade da recomendação feita anteriormente pela equipe médica de Bolsonaro. “Ou seja, se havia alguma dúvida sobre a veracidade das razões para o pleito cirúrgico, resta assente que os profissionais que lideram o tratamento — Drs. Leandro Echenique e Claudio Birolini —, jamais emitiram recomendações que não fossem verídicas e fruto de suas convicções médicas, honrando seu juramento hipocrático, como seria esperado”, escreveu.

Na última sexta-feira, 12, o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro divulgou um vídeo inédito em que Jair Bolsonaro aparece ao soluçar enquanto dorme. O filho do ex-presidente afirmou que “ele precisa de cuidados especiais 24 horas por dia” e que, “se ele broncoaspirar por causa do refluxo constante, ele pode morrer com a crescente pressão sofrida paulatinamente nos últimos tempos”.

O ex-vereador carioca afirmou ainda que “existem episódios muito mais graves do que os que aparecem nesse vídeo” e que eles representam “risco real e imediato” à vida do ex-presidente. Além disso, Carlos reiterou que, “sem cuidados médicos contínuos, acompanhamento ininterrupto e ambiente adequado, estamos diante de uma tragédia anunciada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE