RADIO WEB JUAZEIRO : Brasileirão 2026: mais sulista e menos nordestino



segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Brasileirão 2026: mais sulista e menos nordestino

Com Remo, Campeonato Brasileiro da Série A voltará a ter um time da Região Norte depois de mais de duas décadas

Anderson Scardoelli
Chapecoense será um dos 5 times da Região Sul que irão disputar o Brasileirão em 2026 | Foto: Reprodução/Facebook/@AChapeF

A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro da Série A terminou neste domingo, 7. Com a rodada derradeira e a confirmação das equipes rebaixadas, já estão definidos os nomes de todos os times — e consequentemente seus Estados de origem — que irão disputar o Brasileirão do ano que vem.

Com a ida da dupla Ceará e Fortaleza para a segunda divisão, o Nordeste passará a ter apenas as duas equipes de Salvador, Bahia e Vitória, como representantes na principal competição do futebol brasileiro. O Sport, do Recife, foi o lanterna da competição e já estava matematicamente rebaixado.

Apesar de o Juventude, de Caxias do Sul (RS), ter sido rebaixado, o Sul dará um salto de representatividade no Brasileirão de 2026. Isso porque três das quatro equipes que subiram da Série B são da região: Coritiba e Athletico, ambas do Paraná, além da Chapecoense, do oeste de Santa Catarina.

Região Norte de volta ao Brasileirão

No mapa regional, outra novidade na primeira divisão de 2026 será a presença do Remo. O clube de Belém, capital do Pará, ficou com a quarta e última vaga de promovidos da segundona. Com isso, a Região Norte voltará a ter um representante na elite futebolística do país depois de 21 anos.

Por ironia do destino, a última participação de um time nortista na Série A havia sido com o Paysandu, também de Belém, em 2005. Arquirrival do Remo, o Paysandu foi rebaixado da B neste ano e, assim, disputará a Série C em 2026.

A divisão regional do Brasileirão 2026

Confira, por região e Estado, os 20 times que irão disputar o Campeonato Brasileiro Série A no próximo ano.

SUL

Rio Grande do Sul

Grêmio e Internacional.

Santa Catarina

Chapecoense.

Paraná

Athletico Paranaense e Coritiba.

SUDESTE

São Paulo

Corinthians, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

Rio de Janeiro

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.

Minas Gerais

Atlético Mineiro e Cruzeiro.

NORDESTE

Bahia

Bahia e Vitória.

NORTE

Pará

Remo.
Com o Clube do Remo, a Região Norte está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro; Centro-Oeste segue sem nenhum representante | Foto: Reprodução/Wikipédia

Assim como em 2025, a Série A não terá nenhum time do Centro-Oeste. Os últimos representantes da região foram Cuiabá e Atlético Goianiense, que foram rebaixados para a segundo divisão em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE