RADIO WEB JUAZEIRO : Moraes avalia se Bolsonaro tem condições de saúde para ficar na Papuda



quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Moraes avalia se Bolsonaro tem condições de saúde para ficar na Papuda

Ministro deve atender a pedido de secretaria do governo do DF, para ver se quadro do político é compatível com as condições da penitenciária

Lucas Cheiddi
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes trocam cumprimentos durante uma cerimônia de posse no TST, em Brasília - 19/05/2022 | Foto: Reprodução/Twitter

Com a proximidade do julgamento dos embargos de declaração sobre a suposta tentativa de golpe depois das eleições de 2022, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma avaliação médica especializada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é analisar se o quadro clínico do político é compatível com as condições de assistência médica e nutricional disponíveis no Complexo Penitenciário da Papuda. A informação é do portal Metrópoles.

Enviado ao Supremo na última segunda-feira, 3, o pedido foi motivado pela possibilidade de Bolsonaro ou outros réus serem transferidos para o sistema penitenciário do DF. O julgamento está previsto para começar na sexta-feira 7, e pode avançar para a semana que vem. No documento, a secretaria destaca que o ex-presidente já se submeteu a cirurgias abdominais, informação amplamente divulgada em veículos de imprensa.

Saúde de Bolsonaro e preocupações do governo
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma de suas internações desde que foi esfaqueado | Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo a Seape-DF, durante o monitoramento da prisão domiciliar em outro processo, Bolsonaro foi examinado por um médico em sua residência para evitar a necessidade de escoltas emergenciais. Ainda de acordo com o órgão, em 16 de setembro de 2025, foi preciso encaminhar Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde ele ficou internado por uma noite.

Conforme o Metrópoles, fontes do governo do Distrito Federal consideram que a situação de saúde do ex-presidente exige atenção especial, incluindo alimentação preparada por Michelle Bolsonaro e acompanhamento médico contínuo. Bolsonaro foi vítima de uma facada em 2018, passou por cirurgias no intestino e, neste ano, recebeu diagnóstico de câncer de pele.

O Supremo Tribunal Federal pode determinar, depois do julgamento dos embargos, a transferência de Bolsonaro para a Papuda. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

O ministro Alexandre de Moraes já aprovou a cela especial que deverá receber o ex-presidente, equipada com paredes brancas, ar-condicionado e TV. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, medida relacionada a um processo sobre suposta coação envolvendo sanções dos EUA ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE