RADIO WEB JUAZEIRO : Marco Rubio: conclusão do acordo de paz na Ucrânia pode ocorrer nesta semana



segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Marco Rubio: conclusão do acordo de paz na Ucrânia pode ocorrer nesta semana

O secretário de Estado dos EUA participou de reunião com líderes europeus em Genebra, Suíça, neste domingo, 23

Anderson Scardoelli
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, concede uma entrevista coletiva durante a Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Asean no Centro de Convenções em Kuala Lumpur, Malásia - 11/7/2025 | Foto: Mandel Ngan/Reuters

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou, neste domingo, 23, em coletiva de imprensa que o plano da Casa Branca para chegar a um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderá ser finalizado até a próxima quinta-feira, 27.

“Queremos finalizar o acordo o mais rápido possível”, disse o integrante do governo norte-americano. “Adoraríamos terminá-lo até quinta-feira.”

A declaração do secretário de Estado ocorreu depois da conclusão de uma reunião entre diversos líderes ocidentais aliados da Ucrânia em Genebra, na Suíça.

O republicano afirmou que este domingo foi “o dia mais produtivo” em relação às conversas sobre o fim da guerra entre russos e ucranianos, que começou em fevereiro de 2022. Restam, no entanto, diversas questões pendentes, em especial relacionadas aos papéis da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, acrescentou Rubio.

“Nenhuma das questões pendentes é insuperável”, afirmou o secretário de Estado americano. Nesse sentido, ele concluiu que está confiante de que o plano de paz será aceito pela Rússia.

Enquanto Rubio fala em acordo de paz, Trump critica “liderança ucraniana”

No mesmo dia em que Marco Rubio falou sobre um eventual acordo de paz nos próximos dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a postura da “liderança ucraniana”. De acordo com o chefe da Casa Branca, os responsáveis pela política do país do Leste Europeu não demonstram “nenhuma gratidão” pela tratativas norte-americanas pelo fim de guerra na região. O republicano não mencionou diretamente o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Publicação de Donald Trump em sua rede social, a Truth | Foto: Reprodução/Truth Social/@realDonaldTrump

Minutos antes da crítica de Trump, que ocorreu por meio de postagem na rede Truth Social, Zelensky informou que sua delegação estava em Genebra. De acordo com ele, o evento serviu para discussão de soluções para encerrar a guerra. Segundo o ucraniano, as propostas norte-americanas incluem pontos alinhados aos interesses ucranianos e seguem em negociação.

Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE