Apesar da avaliação do chanceler brasileiro, não houve definição de data e local para reunião entre Lula e Trump
Diógenes Feitosa

A reunião ocorreu em duas etapas: primeiro, uma conversa privada entre os dois ministros; depois, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos | Foto: Divulgação/Embaixada do Brasil em Washington
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, classificou o encontro com o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, nesta quinta-feira, 16, como “produtivo”. O chanceler descreveu o clima da conversa como “excelente” e “descontraído”.
Os dois debateram avanços na agenda bilateral e a possibilidade de uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. “Foi muito produtivo, com muita disposição para trabalhar em conjunto e traçar uma agenda bilateral de comércio”, disse Vieira a jornalistas.
O encontro ocorreu em duas etapas: primeiro, uma conversa privada entre os dois ministros; depois, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos.
Vieira confirmou que as equipes técnicas devem iniciar em breve negociações sobre medidas para tentar reverter as tarifas de 50% impostas por Washington desde agosto.
Vieira também destacou que reiterou a Rubio a necessidade de reverter medidas dos EUA implementadas a partir de julho, ressaltando que as negociações sobre esse tema devem ter início nos próximos dias. Segundo o brasileiro, “isso foi um início, um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”.
Vieira saiu da reunião sem acertar agenda entre Lula e Trump
As tratativas para definir um encontro presencial entre Lula e Trump seguem em andamento, mas ainda não há definição sobre data ou local. Indagado sobre a possibilidade de os presidentes se reunirem na Malásia, na próxima semana, durante o encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Vieira respondeu que “até pode ser”, mas a realização depende da coincidência das agendas.
O ministro ressaltou o interesse mútuo em viabilizar o encontro o mais breve possível. “Está mantido o objetivo de que os líderes se reúnam proximamente”, afirmou Vieira. “Há interesse de ambas as partes para que isso aconteça o quanto antes.”
Em nota conjunta, Vieira e Rubio “concordaram em trabalhar pela realização de reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.