RADIO WEB JUAZEIRO : Uber exclui 8 modelos da categoria Black; confira a lista



ONDE O TERROIR É EXPERIÊNCIA. O VALE É O DESTINO

ONDE O TERROIR É EXPERIÊNCIA. O VALE É O DESTINO

.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Uber exclui 8 modelos da categoria Black; confira a lista

Renault Logan, por sua vez, fica de fora do Comfort

Mateus Conte
Motorista de Uber | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Uber anunciou uma atualização nas regras para veículos das categorias Black e Comfort na última quinta-feira, 9. As novas exigências entram em vigor a partir de janeiro de 2026 e, segundo a empresa, têm como objetivo “aprimorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium da Uber, e aumentar a atratividade desses produtos”. As mudanças se baseiam em pesquisas com usuários e na análise do mercado automotivo.

A atualização define novas faixas de ano mínimo de fabricação e retira modelos específicos do aplicativo. Entre os modelos que deixarão de ser aceitos, independentemente do ano de fabricação, estão o Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC Motors J3 Turin e JAC Motors iEV 40. Todos serão excluídos a partir de 5 de janeiro de 2026.

Critérios de elegibilidade e cores permitidas

Além do modelo e do ano, os veículos do Uber Black devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Os motoristas precisam ainda possuir mais de 100 viagens na plataforma — exceto em categorias como Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi — e manter média mínima de avaliação de 4,85.


Na categoria Uber Comfort, as exigências também foram revisadas. O ano mínimo de fabricação varia conforme a cidade: em capitais como São Paulo, Curitiba e Fortaleza, o requisito passa a ser 2019 para modelos como Etios Sedan, Voyage, Prisma e Logan, e 2023 para veículos como Polo e Argo, por exemplo.

O Renault Logan será o único modelo banido da categoria Comfort, e deixará de ser aceito a partir de julho de 2026, “independentemente do ano de fabricação”.

Os motoristas elegíveis para o Comfort precisam ter mais de 100 viagens e média mínima de 4,80, exceto em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, onde a nota exigida será de 4,85.

Uber justifica mudanças

A Uber afirmou que a revisão é parte de um processo recorrente de adequação às preferências dos usuários. “A indústria automotiva está em constante evolução e, por isso, a Uber está sempre atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas modalidades atrativas, e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma.”

A empresa informou que as atualizações ocorrerão em dois momentos de 2026 — janeiro e julho — e que os motoristas poderão continuar nas categorias caso atualizem o veículo cadastrado.

Segundo o comunicado, os novos critérios priorizam “espaço interno, ano e modelo dos veículos, e não mais o porta-malas”. As especificações gerais, como ar-condicionado e quatro portas, permanecem inalteradas.

A Uber destacou ainda que revisa os modelos conforme “pesquisas nas quais os usuários apontam os motivos mais importantes para a decisão de pedir viagens premium”. A empresa acrescentou que trabalha “constantemente para oferecer as melhores parcerias de aluguel e compra de veículos” e que as mudanças também se estendem às viagens corporativas, com regras específicas.

As novas diretrizes passam a valer nacionalmente em 2026 e se somam às regras locais de cada município, que podem estabelecer limites adicionais, como idade máxima do veículo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE