Liderada por Cristina Kirchner, a coligação Força Pátria terminou em segundo lugar, com 31,6% dos votos
Luis Batistela

A sigla de Milei garantiu maioria em 16 das 24 províncias do país | Foto: Reprodução/Daniel Torok/The White House/Flickr
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta segunda-feira, 27, a vitória do partido de Javier Milei nas eleições legislativas argentinas. A legenda A Liberdade Avança saiu vitoriosa no pleito deste domingo, 26, com cerca de 40% dos votos.
“Parabéns ao presidente Javier Milei por sua vitória esmagadora na Argentina”, escreveu Trump em suas redes sociais. “Ele está fazendo um trabalho maravilhoso! Nossa confiança nele foi justificada pelo povo argentino.”
Em resposta, Milei publicou uma nota de agradecimento na plataforma X. O argentino destacou a afinidade entre os dois líderes e defendeu o estreitamento da aliança história entre Washington e Buenos Aires. Para ele, a cooperação entre as nações deve se basear na defesa dos valores ocidentais e da liberdade econômica.
“Obrigado, presidente Donald Trump, pela sua confiança no povo argentino”, respondeu. “O senhor é um grande amigo da República Argentina. Nossas nações nunca deveriam ter deixado de ser aliadas. Nosso povo quer viver em liberdade. Conte comigo para lutar pela civilização ocidental, que tirou mais de 90% da população mundial da pobreza.”
Sigla de Milei garante 16 das 24 Províncias da Argentina
Com o resultado, a sigla de Milei garantiu maioria em 16 das 24 Províncias do país. A coalizão peronista Força Pátria, ligada à ex-presidente Cristina Kirchner, ficou em segundo lugar, com 31,6% dos votos.
O avanço eleitoral fortalece a posição do presidente argentino para acelerar as reformas econômicas e administrativas que propôs desde o início do mandato. Milei tem defendido cortes no Estado, privatizações e liberalização de mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.