Aeronave escorregou durante o pouso e arrastou um carro para a água; 4 tripulantes ficaram feridos
Lucas Cheiddi

Destroços do avião no mar, em Hong Kong | Foto: Reprodução/X
Um acidente com avião cargueiro da Emirates gerou interrupção nas operações do Aeroporto Internacional de Hong Kong, nesta segunda-feira, 20. A aeronave escorregou na pista durante o pouso e caiu no mar por volta das 3h50, no horário local, num ocorrido que resultou em duas mortes e quatro feridos.
Testemunhas relataram que, ao sair da pista, o Boeing 747 colidiu com um veículo de patrulha do aeroporto e o arrastou para a água. Os dois ocupantes do carro, homens de 30 e 41 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram. Os quatro tripulantes do avião foram socorridos e encaminhados ao hospital com vida.
Relatos sobre queda do avião e resgate
Equipes de resgate encontraram o cargueiro partido e em flutuação, com os tripulantes que aguardavam o resgate na porta aberta e sem lesões visíveis, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Os pilotos não solicitaram socorro à torre de controle. Segundo as investigações iniciais, o avião taxiou até metade da pista antes de perder o controle para a esquerda e despencar no mar.
Agentes só localizaram os funcionários do aeroporto presos no veículo depois de 40 minutos de buscas. “O carro de patrulha não entrou correndo na pista”, explicou Steven Yiu, diretor-executivo de operações aeroportuárias, em coletiva de imprensa, conforme AP e AFP. “Foi o avião que saiu da pista e bateu no carro de patrulha do lado de fora da cerca.”
Investigações e consequências para o aeroporto
A Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos da região classificou o episódio como um acidente e iniciou apurações sobre sistemas de voo, operação e manutenção. As buscas pelo gravador de voz da cabine e pelo gravador de dados de voo continuam.
Segundo a Emirates, a operação do avião era trabalho da ACT Airlines. A aeronave, de matrícula EK 9788, tinha 32 anos e estava sem carga no momento do acidente. Além disso, o aeroporto fechou sua pista norte temporariamente, mas as outras duas permanecem em funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.