Índice de eleitores que aprovam o governo petista é o melhor deste ano, mas não atinge 50%
Loriane Comeli

Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 48% em outubro | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Um levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira, 8, mostra que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou em outubro o maior índice de aprovação de 2025. A aprovação é de 48%, e a desaprovação soma 49%.
Até então, o melhor resultado obtido por Lula tinha sido de 47% de aprovação, em janeiro. No entanto, depois desse pico, os porcentuais caíram para 41% em março e chegaram a 40% em maio, antes de iniciarem uma trajetória de retomada nos meses seguintes, conforme os dados da pesquisa Genial/Quaest.
Aprovação de Lula ao longo do ano
A partir de julho, a aprovação voltou a crescer, com 43%. Nos meses de agosto e setembro, essa taxa subiu para 46%. Já a desaprovação, que chegou a 57% em maio, recuou para 53% em julho e ficou em 51% nos meses seguintes.

Os últimos dois meses foram marcados pela resposta do governo brasileiro à decisão dos Estados Unidos de aplicar uma taxa de 50% sobre produtos do Brasil.
Avaliação positiva de Lula segue menor que a negativa
O levantamento Genial/Quaest também indica que 37% dos entrevistados consideram a gestão negativa, enquanto 33% avaliam de forma positiva.
Entre os entrevistados, 27% classificam o desempenho do governo como regular. Esses números mostram pequenas variações em relação ao levantamento anterior realizado em setembro.
Comparando com a pesquisa anterior, houve redução de um ponto porcentual no índice negativo, aumento de dois pontos no positivo e queda de um ponto no regular.
A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro, e apresenta margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.