RADIO WEB JUAZEIRO : STF reforça segurança em Brasília para julgamento de Bolsonaro



segunda-feira, 1 de setembro de 2025

STF reforça segurança em Brasília para julgamento de Bolsonaro

A partir desta terça-feira, 2, Suprema Corte inicia análise dos acusados do chamado 'núcleo 1', por suposta tentativa de golpe de Estado

Lucas Cheiddi

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília | Foto: Wallace Martins/STF

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados por suposto golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) motiva um esquema de segurança sem precedentes em Brasília a partir desta terça-feira, 2. O reforço mobiliza operação conjunta entre a Polícia Judicial da Suprema Corte e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com monitoramento especial durante todo o período.

A Polícia Federal passará a usar cães farejadores diariamente no STF, sempre às 6h, e drones equipados com imagem térmica vão garantir vigilância constante, com varreduras diurnas e noturnas no entorno do tribunal. A Praça dos Três Poderes será isolada por grades, e agentes de segurança permanecerão no interior do edifício da Corte, inclusive durante o feriado de 7 de setembro.

Inspeção reforçada no STF e restrições para o 7 de setembro

Alexandre de Moraes, Lula e Luís Roberto Barroso no Desfile de 7 de Setembro de 2024, em Brasília | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Residências dos ministros do Supremo terão inspeções diárias enquanto o processo estiver em andamento, medida adicional ao protocolo de vistorias semanais já adotado. O esquema reforçado também visa a garantir a segurança das comemorações do 7 de setembro, no próximo domingo, na Esplanada dos Ministérios. O acesso ao público começará às 6h, com revistas obrigatórias e proibição de itens como armas, objetos cortantes, fogos, mochilas grandes e drones não autorizados.

Já nesta segunda-feira, 1º, a Polícia Militar do Distrito Federal posicionou efetivo com viaturas e agentes diante do STF. Aproximadamente 30 policiais extras permanecem no local todas as noites para assegurar monitoramento contínuo. No mesmo dia, foi instalada a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF, para reunir órgãos de segurança nacionais e distritais, O objetivo é agilizar trocas de informação, monitorar redes sociais e identificar movimentos suspeitos.

Detalhes do processo e cronograma do julgamento

O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar | Foto: Reuters/Adriano Machado

O chamado “Núcleo 1” da Ação Penal 2668 tem Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, danos qualificados e crimes contra patrimônio protegido.

A análise do processo terá início nesta terça-feira, 2, na Primeira Turma do STF. Há sessões previstas também para os dias 3, 9, 10 e 12, podendo ocorrer reuniões extraordinárias para aprofundar o exame do processo. Com cinco ministros no colegiado, é necessário ao menos três votos para condenação dos réus.

A primeira sessão vai das 9h ao meio-dia, quando o ministro-relator Alexandre de Moraes apresentará o relatório com o resumo das provas. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até uma hora para a sustentação oral, assim como cada advogado de defesa dos oito réus.

O cronograma destina oito horas para sustentações orais e o restante para os votos dos ministros. Moraes começa, seguido de Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE