RADIO WEB JUAZEIRO : Horário de verão vai voltar no Brasil? Governo revela situação atual



terça-feira, 16 de setembro de 2025

Horário de verão vai voltar no Brasil? Governo revela situação atual

Ministério comentou sobre decisão envolvendo a modificação do horário

Por Luiz Almeida
Horário de verão pode voltar neste ano - Foto: Reprodução | Agência Brasil

Suspenso desde 2019, o horário de verão segue em avaliação pelo Governo Federal e pode voltar a ser adotado no Brasil a partir desse ano de 2025.

Embora não haja decisão definitiva, análises recentes apontam que a medida pode ajudar a enfrentar problemas no fornecimento de energia durante os horários de pico de consumo.

Governo revela avaliação

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou ao UOL que o tema “é permanentemente avaliado” e que estudos estão em andamento para definir a necessidade da retomada.

A análise mais recente foi divulgada no Plano de Operação Energética de 2025 (PEN 2025), elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O documento avalia as condições de suprimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) entre 2025 e 2029 e recomenda a volta do ajuste no relógio como forma de aliviar a sobrecarga do sistema.

Desafios no fornecimento de energia

Relatório da ONS, publicado em julho, alerta que o sistema deve enfrentar dificuldades nos horários de maior consumo, geralmente entre 18h e 21h, nos próximos cinco anos, caso não sejam realizados novos leilões de potência de energia.

Para evitar falhas no fornecimento, a alternativa seria recorrer a usinas térmicas flexíveis, de custo mais elevado, ou adotar medidas complementares, como a volta do horário de verão.

Segundo a ONS, o adiantamento do relógio pode gerar uma folga de até 2 gigawatts (GW) de potência ao sistema.

Possíveis impactos

A avaliação atual também leva em conta fatores climáticos, como o volume de chuvas, que afeta diretamente a geração nas hidrelétricas.

A medida poderia ainda incentivar o uso de energia solar e eólica, já que permitiria maior aproveitamento da luminosidade natural no final da tarde e reduziria a pressão sobre o consumo elétrico.

Em entrevista à Globo, há alguns meses, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a decisão sobre a volta do horário de verão deveria ser tomada até setembro.

“Torcemos para que não precise, mas é só uma análise a ser feita no momento adequado, normalmente no final de agosto, início de setembro”, afirmou, na época.

Apesar da expectativa, a questão segue sem desfecho. A decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso seja aprovada, a medida deverá vigorar entre outubro e fevereiro, ainda sem datas definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE