Mais cedo, o presidente norte-americano se reuniu com o líder ucraniano e outros líderes europeus
Diógenes Feitosa

Todos estão muito felizes com a possibilidade de PAZ para a Rússia/Ucrânia', disse Trump | Foto: Reprodução/Redes sociais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que começou a organizar uma reunião entre o ditador da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Mais cedo, nesta segunda-feira, 18, Trump se reuniu com Zelensky e outros líderes europeus, em Washington.
O encontro terminou com a possibilidade de o ucraniano aceitar algumas das condições para pôr fim à guerra com a Rússia. Zelensky se mostrou aberto a um encontro com Putin.
“Durante a reunião, discutimos as Garantias de Segurança para a Ucrânia, que seriam fornecidas pelos vários países europeus, em coordenação com os Estados Unidos da América”, disse Trump em mensagem publicada em sua rede social. “Todos estão muito felizes com a possibilidade de PAZ para a Rússia/Ucrânia.”
O presidente norte-americano também afirmou ter ligado para Putin para organizar um encontro com Zelensky.
“Teremos uma reunião trilateral, que será composta dos dois presidentes, além de mim”, escreveu Trump. “Este foi um passo inicial muito bom para uma guerra que já dura quase quatro anos.”
De acordo com Trump, o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial Steve Witkoff estão negociando com a Rússia e a Ucrânia.
Trump se reuniu com líderes da Europa nesta segunda-feira
Na reunião desta segunda-feira, estiveram presentes a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Antes da reunião, Zelensky entregou ao presidente norte-americano uma carta da primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, a Melania Trump, primeira-dama dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.