RADIO WEB JUAZEIRO : Marinha busca lancha desaparecida perto da Ilha das Cobras



terça-feira, 26 de agosto de 2025

Marinha busca lancha desaparecida perto da Ilha das Cobras

A embarcação Jany, com três pessoas a bordo, estava a cerca de 25 quilômetros da costa de Itanhaém

Diógenes Feitosa

Um proprietário de marina relatou que um dos ocupantes pediu ajuda, mas a comunicação se interrompeu perto da Ilha das Cobras | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O sumiço de uma lancha na região próxima à Ilha das Cobras, litoral de São Paulo, mobilizou equipes de resgate desde o sábado 23. O local é famoso por abrigar espécies raras de jararacas e por ter acesso restrito, sob controle da Marinha.

O desaparecimento ocorreu quando a embarcação Jany, com três pessoas a bordo, estava a cerca de 25 quilômetros da costa de Itanhaém, conforme indicavam as coordenadas enviadas no pedido de socorro feito pelos tripulantes.

Um proprietário de marina relatou que um dos ocupantes pediu ajuda, mas a comunicação se interrompeu perto da Ilha das Cobras.

Inicialmente, o resgate ficou sob responsabilidade do Grupamento de Bombeiros Marítimos, mas devido à distância em mar aberto, a Marinha assumiu as operações.

Buscas prejudicadas por condições climáticas e logística

As condições adversas do tempo têm dificultado as ações de busca, iniciadas logo depois de um alerta recebido pelo Corpo de Bombeiros Marítimo.

As autoridades seguem procurando pelos desaparecidos e alertam para o cuidado com a manutenção e os equipamentos de segurança nas embarcações.

“Foram realizados os procedimentos de abertura de Busca e Salvamento pelo Comando do 8º Distrito Naval”, afirmou a Marinha em nota. “O Navio-Patrulha Guajará encontra-se no local realizando as buscas. A Capitania dos Portos de São Paulo reforça a importância da manutenção preventiva das embarcações, da verificação dos equipamentos de salvatagem e do uso adequado dos meios de segurança pelos navegadores.”

Perigos e restrições da Ilha das Cobras

A Ilha da Queimada Grande, popularmente chamada de Ilha das Cobras, fica a quase 35 quilômetros do litoral paulista, próxima a Itanhaém. O local não possui praias, o que dificulta a aproximação de barcos.

É reconhecida por abrigar a jararaca-ilhoa, serpente de veneno mais potente que a jararaca comum, e pela alta concentração desses répteis, superada apenas por uma ilha na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE