Departamento de Estado alerta que documentos podem ser revogados e cidadãos deportados em caso de irregularidades
Fabio Boueri

Trump determina uma operação pente-fino para identificar possíveis estrangeiros em condição irregular nos EUA | Foto: Reprodução/Twitter/X
O governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou nesta quinta-feira, 21, que está revisando todos os vistos concedidos a cidadãos estrangeiros. A medida inclui pessoas que já se encontram em território norte-americano. Segundo o Departamento de Estado, mais de 55 milhões de vistos estão atualmente em vigor em todo o mundo.
Caso se identifiquem violações das regras de imigração, as autoridades poderão determinar a imediata revogação do visto e a deportação do estrangeiro deportado, mesmo que esteja nos Estados Unidos apenas a turismo. A medida pode afetar, desse modo, cidadãos brasileiros que estejam no país ou que tenham obtido visto para entrada futura.
EUA divulgam os indicadores de inelegibilidade; confira
O Departamento de Estado divulgaram pelo menos quatro indicadores de inelegibilidade, ou seja, fatores que podem resultado na deportação, entre outras consequências:Permanência nos EUA além do prazo autorizado pelo visto;
Envolvimento em atividades criminosas, dentro ou fora do país;
Ameaças à segurança pública;
Participação em atividades terroristas ou apoio a organizações terroristas.
Além disso, a Casa Branca informou que passará a considerar o “antiamericanismo” como critério para a análise de novos pedidos de visto. A triagem será realizada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA no momento da análise de concessão de novos vistos, incluindo os de turismo.
O critério também será aplicado na avaliação de benefícios destinados a imigrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.