O presidente norte-americano critica os ataques à liberdade de expressão
Mateus Conte

Trump demonstra, mais uma vez, apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou, nesta quinta-feira, 17, uma carta oficial ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No documento, o republicano manifesta apoio diante do que classifica como perseguição judicial e critica a atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à liberdade de expressão.
No documento, com timbre da Casa Branca e endereço em Washington D. C., Trump afirma ter tomado conhecimento do processo contra Bolsonaro e condena sua condução. “Vi o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você”, escreveu o político norte-americano. “Este julgamento deve terminar imediatamente!”
Trump também elogia a trajetória política do ex-presidente brasileiro. “Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas”, observou o presidente dos EUA. “Você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.”
Ao longo da carta, Trump demonstra preocupação com o cenário político e com as liberdades democráticas no Brasil. “Compartilho do seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — oriundos do governo atual.”
O republicano ressalta que tem se posicionado publicamente contra esse tipo de prática, principalmente por meio de sanções econômicas. “Manifestei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.”
No trecho final da carta direcionada a Bolsonaro, Trump declara sua expectativa de que o Brasil adote outra postura. “É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura”, afirmou. “Estarei observando de perto.”
A carta de Trump a Bolsonaro
Leia, abaixo, a íntegra (e em português) da carta de Trump a Bolsonaro.
“Casa Branca
Washington
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Vi o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho do seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — oriundos do governo atual. Manifestei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Atenciosamente,
Donald J. Trump
Presidente dos Estados Unidos da América“
Carta enviada por Donald Trump a Jair Bolsonaro | Imagem: Reprodução/TruthSocial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.