RADIO WEB JUAZEIRO : Prefeitura de Niterói custeia traslado de brasileira morta em trilha na Indonésia



quinta-feira, 26 de junho de 2025

Prefeitura de Niterói custeia traslado de brasileira morta em trilha na Indonésia

Corpo de Juliana Marins, de 26 anos, será trazido ao Brasil depois de queda fatal em penhasco durante trilha no vulcão Rinjani

Yasmin Alencar
Depois de quatro dias de buscas, os socorristas localizaram o corpo de Juliana Marins em uma área de difícil acesso na Indonésia | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Niterói assumiu os custos para trazer ao Brasil o corpo da publicitária Juliana Marins, de 26 anos. A jovem morreu ao cair de um penhasco durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), afirmou que conversou com Mariana Marins, irmã da vítima. Durante o contato, garantiu que a prefeitura se responsabilizaria pelo traslado e que a cidade acolheria Juliana em seu retorno.

A família ainda não definiu a data do velório nem do sepultamento. O corpo segue na Indonésia, onde passará por autópsia. As autoridades locais pretendem esclarecer a causa da morte antes de liberar os restos mortais.

Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias

Na terça-feira 24, a prefeitura decretou luto oficial de três dias. Também anunciou que fará uma homenagem pública em memória da jovem.
Depois de quatro dias de buscas, os socorristas localizaram o corpo de Juliana Marins em uma área de difícil acesso na Indonésia | Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com a legislação brasileira, o Itamaraty não custeia o transporte de corpos de cidadãos falecidos fora do país. O artigo 257 do Decreto nº 9.199, de 2017, estabelece que não há cobertura consular para despesas com hospitalização, enterro nem traslado.

A norma prevê exceções, mas apenas para casos médicos específicos ou emergências de caráter humanitário. Juliana não se enquadrava nesses critérios.

O acidente que envolveu a jovem ocorreu na sexta-feira 20. Equipes de resgate conseguiram localizar a publicitária com vida, mas não chegaram a tempo. Quando conseguiram alcançá-la, na terça-feira, Juliana já estava morta. O resgate do corpo foi finalizado nesta quarta-feira, 25, em uma área de difícil acesso e terreno rochoso.

Juliana era conhecida pelo espírito aventureiro e alegria constante. Em uma das últimas imagens divulgadas, aparece sorrindo sobre uma pedra com o mar ao fundo. Veste jaqueta jeans, boné e óculos escuros. De braços abertos, segura um doce vermelho e parece celebrar a vida sob um céu com nuvens leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE