RADIO WEB JUAZEIRO : Ipsos-Ipec: insatisfação com governo Lula 3 está no maior patamar



sexta-feira, 13 de junho de 2025

Ipsos-Ipec: insatisfação com governo Lula 3 está no maior patamar

Avaliação negativa do terceiro mandato do petista chega a 43%, número que supera todas as marcas anteriores

Lucas Cheiddi
Lula participa de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto - 3/6/2025 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva alcançou o maior nível desde o início do mandato, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira, 12. O índice de insatisfação chegou a 43%, o que supera as marcas anteriores e reflete um aumento no descontentamento popular.

Em contrapartida, apenas 25% dos entrevistados consideraram a administração “boa” ou “ótima”, enquanto 29% classificaram como “regular”. Na pesquisa anterior, realizada em março, 41% reprovavam o governo, 27% aprovavam e 30% avaliavam como regular. Ou seja, houve uma leve piora nos indicadores desde o terceiro mês do ano.

Faixas de renda e escolaridade

O levantamento também mostra que a reprovação é mais expressiva entre pessoas com renda acima de cinco salários mínimos, em que chega a 59%. Também é maior entre os mais escolarizados, 51%, e entre evangélicos, 50%.

Já a aprovação é maior no Nordeste, com 38%; entre quem tem menor escolaridade, 36%; renda de até um salário mínimo, 33%; e católicos, 32%.

No Sudeste, que representa 43% da amostra da pesquisa, a taxa de aprovação do governo é de apenas 23%, enquanto a reprovação chega a quase metade, 47%. A pesquisa também sugere que, pela segunda vez seguida, a maioria da população desaprova a forma como Lula administra o país: 55% a desaprovam, enquanto 39% a aprovam.

Viagens internacionais de Lula e expectativas frustradas
Lula e Janja posam ao lado de Emmanuel e Brigitte Macron, com a Torre Eiffel iluminada ao fundo | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Dentro do próprio governo, as frequentes viagens internacionais do presidente e sua baixa presença em eventos públicos são vistas como fatores que impactam negativamente a imagem da gestão.

Além disso, metade dos brasileiros considera que o governo está “pior do que se esperava”, 28% dizem que correspondeu às expectativas e 20% acham que superou o esperado.

A confiança em Lula também atingiu o menor patamar desde o início do mandato: apenas 37% dizem confiar no presidente, enquanto 58% não confiam. Entre moradores das periferias, esse índice caiu de 38% para 31% desde março. Mesmo entre eleitores de Lula no segundo turno de 2022, 23% afirmam não confiar nele.

“A confiança é uma das métricas mais importantes da pirâmide reputacional de uma pessoa ou de uma empresa, e a do presidente Lula está negativa desde dezembro de 2023”, afirmou Márcia Cavallari, diretora do Ipsos-Ipec, conforme material do instituto. “[Isso ocorreu] Bem antes da avaliação e da aprovação do seu governo ficarem negativas.”

O estudo do Ipsos-Ipec ouviu presencialmente 2 mil participantes, em 132 municípios, entre os dias 5 e 9 de junho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE