RADIO WEB JUAZEIRO : Deltan Dallagnol: ‘STF está calando a direita para favorecer Lula’



segunda-feira, 30 de junho de 2025

Deltan Dallagnol: ‘STF está calando a direita para favorecer Lula’

Em entrevista a Oeste, o ex-deputado denuncia a perseguição política dos conservadores e critica a regulamentação das redes pela Corte

Sarah Peres
Uiliam Grizafis

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol participou das manifestações na Avenida Paulista neste domingo, 29 | Foto: Divulgação/Equipe Dallagnol

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o qual acusou em entrevista a Oeste neste domingo, 29, de silenciar parlamentares conservadores.

“O que a gente vê, de modo muito pragmático, é o STF calando a direita, o que vai favorecer o governo Lula e a luta que o Supremo faz contra o bolsonarismo”, afirmou Dallagnol.
Momento da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Paulista para a manifestação ‘Justiça já’ (29/6/25) | Foto: Uiliam Grizafis/Revista Oeste

O ex-parlamentar participou do ato “Justiça já”, na Avenida Paulista, ao lado de lideranças da direita e apoiadores da pauta da liberdade de expressão. Segundo ele, a manifestação simboliza uma resistência contra a censura, a perseguição ideológica e o avanço autoritário de setores do Judiciário.

“Essa manifestação representa uma luta por justiça”, analisou. “Já lutamos juntos contra a corrupção e hoje lutamos por algo ainda mais básico: a defesa das nossas liberdades. Contra abusos, contra a censura e contra a perseguição política da direita e dos conservadores.”

Ao comentar as perspectivas para 2026, Dallagnol demonstrou confiança: “Cada ato de censura, cada arbítrio vai enchendo um balde”. “E esse balde vai entornar nas eleições”, avaliou.

Dallagnol aposta em um Senado majoritariamente conservador, capaz de frear os excessos da Suprema Corte. “O STF já percebeu isso. Tanto que há movimentações, até ligações para governadores, pedindo que saiam da disputa para que a direita não conquiste o Senado”, afirmou.

Dallagnol critica censura das plataformas

Indagado por Oeste sobre a decisão recente do Supremo, que decidiu que as big techs passam a ser responsáveis pelos conteúdos dos usuários, Dallagnol afirma que a manobra ocorre porque a direita se sobressai nas plataformas.

“A direita dá um banho na esquerda nas redes sociais”, analisou o ex-parlamentar. “Eles estão desesperados para regular, para limitar a liberdade de expressão da direita.”

Dallagnol citou um estudo da Universidade Vanderbilt (EUA), que analisou países onde houve tentativas semelhantes de regulação. A conclusão: cerca de 89% a 98% dos conteúdos removidos eram legítimos.

“Quem foi silenciado?”, indagou, retoricamente. “Cristãos, conservadores e a direita. E por conteúdos legítimos. É isso que querem fazer aqui.”

Para Deltan, trata-se de uma manobra para manter o controle narrativo até as eleições: “Precisamos lutar pela verdadeira democracia, não pela democracia nominal do STF.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE