Ao todo, ventania causou a destruição de mais de 300 construções; outros 38 municípios sofreram com chuvas e ventos fortes
Redação Oeste

Na tarde da última sexta-feira, 9, um tornado atingiu a cidade de Erval Grande (RS) e causou a destruição de mais de 300 construções, entre residências e estabelecimentos comerciais. Como consequência, 55 famílias ficaram desalojadas, mas não houve feridos.
A prefeitura decretou estado de emergência para agilizar a recuperação. As autoridades locais iniciaram os trabalhos de reconstrução no dia seguinte. Além do tornado em Erval Grande, chuvas e ventos fortes atingiram 38 municípios vizinhos, que registraram danos menores.
Moradores do RS relatam surpresaÁrvore destruída depois da passagem do tornado pela cidade de Erval Grande (RS) | Foto: Digulgação/Defesa Civil do Rio Grande do Sul
Moradores da região relataram que o clima começou a mudar por volta das 15h, quando uma garoa se transformou em nuvens densas. O tornado durou cerca de 20 minutos e surpreendeu a população. Segundo a Defesa Civil, houve a destruição, ao menos parcial, de 285 casas ou lojas e 23 galpões.
Houve danos em quase 50 quilômetros de fiação elétrica, e várias árvores caíram, de modo a bloquear estradas de acesso à zona rural. A análise da Defesa Civil, com dados do radar meteorológico de Chapecó (SC), confirmou que o fenômeno foi causado depois de “transporte de calor e umidade vindos do norte do país, aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria”.
“Esses tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos”, informou a Defesa Civil, em comunicado. “Eles culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.