RADIO WEB JUAZEIRO : Israel amplia ofensiva terrestre e intensifica ações na Faixa de Gaza



segunda-feira, 19 de maio de 2025

Israel amplia ofensiva terrestre e intensifica ações na Faixa de Gaza

Operação ocorre em meio a impasse nas negociações por cessar-fogo

Letícia Alves-
O Exército israelense anunciou o avanço de tropas por terra no norte e no sul da Faixa de Gaza | Foto: Divulgação/ IDF SPOKESPERSON'S UNIT

Israel intensificou sua ofensiva na Faixa de Gaza neste fim de semana, com a entrada de cinco divisões do Exército no território. É a maior mobilização desde o início de 2024, segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), brigadeiro-general Effie Defrin.

Em comunicado divulgado neste domingo, 18, o Exército israelense anunciou o avanço de tropas por terra no norte e no sul da Faixa de Gaza. A operação ocorre depois de ataques aéreos contra alvos do grupo terrorista Hamas e mira infraestruturas subterrâneas e posições estratégicas.

As forças israelenses informaram ter atingido 670 alvos do Hamas na última semana e eliminado dezenas de combatentes. O corpo de Mohammed Sinwar, irmão do líder do Hamas em Gaza, foi encontrado junto ao comandante da Brigada de Rafah, de acordo com relatos locais.

Impasse nas negociações e nova estratégia militar de Israel

Enquanto a operação avança, as negociações por um cessar-fogo continuam estagnadas. Segundo a imprensa norte-americana, o principal obstáculo é a exigência do Hamas por garantias dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a ofensiva será “intensa” e resultará em novos deslocamentos internos de civis palestinos. Segundo ele, “a nova estratégia prevê a permanência das tropas nos territórios conquistados”.

Fontes do governo israelense disseram à agência Associated Press que o Exército vai implementar o plano de forma gradual e visa à ocupação permanente. Atualmente, Israel controla temporariamente cerca de 50% da Faixa de Gaza.

“Continuaremos até quebrar a capacidade de combate do inimigo, até derrotá-lo onde quer que operemos”, disse o chefe do Exército israelense, general Eyal Zamir. “Temos dois objetivos principais pela frente: o retorno dos sequestrados e a derrota do Hamas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE